Topo

Plantas no quarto: quais são as melhores espécies para decorar seu cantinho

Além de decorar, plantas podem ajudar a relaxar e garantir uma noite de sono perfeita Imagem: Getty Images

Glau Gasparetto e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Nossa

10/01/2023 04h00

Itens versáteis na decoração, plantas são muito bem-vindas dentro de casa. Em espaço grande ou pequeno, com muita ou pouca luz, sempre há uma espécie que se adequa às características do lar, trazendo vida a qualquer ambiente.

Algumas plantinhas, aliás, vão além da beleza e têm "poderes terapêuticos", ajudando a ter uma noite de sono melhor, quando mantidas no quarto.

"Plantas são boas alternativas para usarmos em ambientes internos, pois purificam o ar e trazem sensação de frescor ao espaço, auxiliando no momento de relaxamento e de sono", argumenta Juliana Alcantara, coordenadora da categoria da jardinagem da Telhanorte.

Não há uma regra relacionada à quantidade de plantinhas que podem ser mantidas em um cômodo. Porém, é bom ficar de olho nas demandas de cada espécie, o que pode impactar nessa decisão, visto que quartos nem sempre têm iluminação natural adequada e a limitação métrica pode impactar na disposição dos vasos.

Quais plantas adotar

Com ajuda de Juliana Alcantara e das arquitetas Silvia Almeida (MIS Arquitetura) e Michelle Machado (escritório Michelle Machado Arquitetura), listamos 11 plantas que podem ser mantidas no quarto. De quebra, as profissionais explicam como as sugestões ajudam no relaxamento.

Jiboia

Imagem: Severin Candrian

Pertencente à família das trepadeiras, vai bem em um vaso como pendente. É uma planta fácil de cuidar e bastante diversificada no quesito cores. Tanto que compõe uma decoração atraente em prateleiras. A jiboia absorve as substâncias formaldeído e xileno e ainda filtra o benzeno, liberado por produtos de limpeza. Um porém: é tóxica para os pets.

Aloe vera

Imagem: iStock

Bastante conhecida sobretudo por seu uso farmacêutico, é uma suculenta da família das babosas, que também ajuda a purificar o ar.

Só que a aloe vera gosta de sol, então precisa ficar próxima de uma janela. Além disso, exige rega uma vez na semana.

Filodendro

Imagem: Getty Images/iStockphoto

Também chamado de imbé, é facilmente encontrado em solo brasileiro. Suas folhas têm formato de coração, ou seja, é uma planta linda para ser usada no quarto.

Como as demais, faz uma boa purificação e ainda melhora a umidade do local.

Lavanda

Imagem: Getty Images/iStockphoto

Essa é clássica e ótima para quem busca trazer a delicadeza das flores para um ambiente.

Com perfume delicioso, suas propriedades são de relaxamento e revitalização, trazendo energia bastante positiva ao ambiente. Mas deixe-a perto da janela, porque essa florzinha adora a luz do sol.

Costela-de-adão

Imagem: Getty Images

A monstera deliciosa, seu nome oficial, é bastante utilizada nos quartos graças ao seu visual, que chama atenção. Se o cômodo for um pouco mais espaçoso, é melhor ainda, já que se trata de uma trepadeira e pode crescer pelas paredes. Quem convive com espaço limitado pode apostar nas versões míni.

Lírio da paz

Imagem: iStockphotos

O próprio nome já sugere uma verdinha que traz calmaria ao dormitório. Como se não fosse o bastante, ainda tem um poder extra: é capaz de aumentar a umidade do ambiente.

Samambaia americana

Imagem: Getty Images/iStockphoto

Com o poder de umidificar o ar, vai bem em ambientes com pouca ventilação e promete manter as energias em alta.

Isso porque conta com folhagens grandes que absorvem as más vibrações e protegem a frequência energética. É importante lembrar que necessita de regas frequentes.

Gardênia

Imagem: Getty Images/iStockphoto

A calma proporcionada por essa flor que se parece com uma rosa fica a cargo do aroma agradável, gerando um efeito calmante no cômodo.

Por essa razão, contribui para aliviar a ansiedade dos moradores, bem como melhora a qualidade do sono.

Espada-de-são-jorge

Imagem: Getty Images/iStockphoto

É uma boa escolha para quem gosta de um estilo de decoração mais minimalista e prefere plantinhas que não demandam tantos cuidados.

Essa espécie dispensa regas e ainda sobrevive bem em várias condições climáticas.

Clorofito

Imagem: Adobestock

Trata-se de uma aposta certeira para purificar o ar do cômodo, uma vez que também absorve gases tóxicos.

É bastante recomendada para quem mora em centros urbanos, devido à poluição mais intensa.

Hera

Imagem: Getty Images/iStockphoto

Tem mofo no quarto? A hera age para reduzi-lo. Tudo porque essa planta tem capacidade de absorver toxinas.

Por esse mesmo motivo, é um bom investimento para moradores com problemas respiratórios.

Onde colocar as plantas

Quando as medidas do quarto são avantajadas, distribuir as plantas pelo cômodo não é um problema. Mas se o espaço é limitado, basta usar a criatividade para trazer um pouquinho da natureza para dentro de casa.

Imagem: Getty Images/iStockphoto

Para a arquiteta Silvia Almeida, bons lugares para manter as plantas são as mesas de apoio, nas laterais da cama; prateleiras e escrivaninhas. Na falta de espaço no "chão", solução bem prática e bonita é manter as folhagens e flores e suportes suspensos, como os de macramê.

Alternativas mais altas também são indicadas para quartos de bebês e crianças e em lares com pets, eliminando o risco de alcançarem e ingerirem plantinhas que possam trazer danos à saúde.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Plantas no quarto: quais são as melhores espécies para decorar seu cantinho - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade