Topo

Como trocar a planta de vaso: veja o passo a passo do transplante correto

Fazer o chamado transplante exige alguns cuidados para manter a planta vigorosa Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

01/05/2023 04h00

Tanto para uma muda recém-comprada, que necessita dos cuidados iniciais para crescer bem, quanto para uma espécie já cultivada no jardim, o chamado transplante é importante para o desenvolvimento das plantas.

Conforme elas crescem, o espaço dos vasos onde elas ficam também precisa aumentar. Mas isso exige um processo com alguns detalhes imprescindíveis para a troca de recipientes.

Segundo Fernando Araújo, especialista em jardinagem da fabricante de vasos sustentáveis Vasart, o transplante vale para todas as espécies e favorece muito o desenvolvimento da planta.

"Você vai tirá-la de um vaso pequeno e colocá-la em um recipiente maior. Consequentemente, terá um volume maior de substrato, de terra, de adubo ali. Isso faz com que a planta fique mais nutrida", explica Araújo.

Montagem do novo vaso

Após escolher a nova "moradia" da planta, é preciso preparar o terreno. A manta de bidim é um sistema de drenagem da água utilizado para evitar que haja a mistura entre a argila expandida e a terra. Basta colocar um pedaço que fique bem acomodado no fundo recipiente.

Outras sugestões são o tecido TNT e os panos reutilizáveis de limpeza, como o Perfex.

A manta de bidim contribui para a drenagem da água entre a camadas de terra Imagem: Divulgação Vasat

Em seguida, vem uma camada de argila expandida. Assim como a manta, as "bolinhas" contribuem para a filtragem, evitando que se acumule terra no fundo e/ou obstrua os furos para o escoamento da água.

A quantidade de argila varia, sendo o suficiente para cobrir a manta. Pode-se usar também isopor, cacos de telha e tijolos e pedriscos (pedra de rio) Imagem: Divulgação Vasart

Na sequência, é colocada mais uma camada de manta e, posteriormente, uma camada de substrato.

O substrato é colocado por último e a quantidade vai depender da altura que a pessoa quer a planta no vaso Imagem: Divulgação Vasart

"É sempre bom buscar o substrato específico para o tipo de planta que será transplantada. Não existe, exatamente, um substrato universal. A costela-de-adão, por exemplo, gosta de um mais poroso e mais drenável, o mais rico em matéria orgânica possível", detalha Fernando.

Hora do transplante

Ao realizar a troca, é essencial retirar a planta do antigo vaso com bastante cuidado, tendo atenção às raízes e ao caule. Já no vaso novo, centralize a planta sobre a terra.

Na imagem, a planta utilizada foi a zamioculca Imagem: Divulgação Vasart

Após, preencha os vãos laterais, entre a planta e o vaso, com mais substrato e finalize o processo dando pequenos apertões na terra para que a planta não fique bamba. Como acabamento, despeje cascas de pinus ao redor.

As cascas de pinus podem ser usadas no acabamento de vasos, floreiras, jardins, canteiros e na decoração de arranjos em vidro Imagem: Divulgação Vasart

Além de proporcionar uma estética agradável, as cascas mantêm a umidade no solo, reduzindo o aparecimento de ervas daninhas e doenças, que se concentram na casca e não na planta viva. Ainda, deixa o solo fértil por mais tempo, promove uma maior longevidade às plantas e é um produto ecologicamente correto e biodegradável.

Feitos estes passos, o transplante está pronto! Em um novo local e com a manutenção correta e constante, a planta seguirá vigorosa.

O aspecto final da zamioculca que foi transplantada para o novo vaso Imagem: Divulgação Vasart

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como trocar a planta de vaso: veja o passo a passo do transplante correto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade