Topo

Rústica e resistente, dracena-pau-d'água embeleza a casa sem dar trabalho

Dracaena Fragrans, ou dracena-pau-d"água, é uma planta resistente e fácil de cuidar - Getty Images/iStockphoto
Dracaena Fragrans, ou dracena-pau-d'água, é uma planta resistente e fácil de cuidar
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Janaína Silva

Colaboração com Nossa

12/02/2022 04h00

Com folhagens de colorido intenso, a dracena-pau-d'água (Dracaena fragrans) é ideal para aqueles que procuram por plantas resistentes e de fácil manejo. Com potente efeito estético, ela combina com interiores de casas e apartamentos.

Essa planta foi muito utilizada nos anos de 1970 e, hoje, está em alta, novamente", informa a engenheira agrônoma Aline Chagas Fini (@alinechagasfini).

Originária da África, ela apresenta folhas ornamentais na tonalidade verde em sua forma típica, enquanto que as folhas da variação massangeana exibem margens amareladas ou estriadas e centro verde, amarelo ou cinza-prateado.

Versátil e perfumada

Com variações, a dracena-pau-d'água encanta com vistosas folhas verdes e até aroma - DeAgostini/Getty Images - DeAgostini/Getty Images
Com variações, a dracena-pau-d'água encanta com vistosas folhas verdes e até aroma
Imagem: DeAgostini/Getty Images

O nome popular — pau-d'água — deriva da facilidade que possui de brotar a partir de segmentos do tronco quando colocados em recipientes com água.

"Estacas de dracenas, quando mergulhadas em um volume de 1/3 a 1/4, desenvolvem raízes e folhas, estando prontas para serem plantadas em vasos ou diretamente no jardim, após um mês. A variedade massangeana pode permanecer em jarros com água por anos, trocando o líquido periodicamente para evitar mosquitos", orienta Mário Francisco Franco (@meucantinhoverdeoficial), que comanda um canal sobre plantas ornamentais.

A espécie exótica é conhecida também como coqueiro-de-vênus ou apenas dracena e desenvolve-se bem em vasos para interiores. Nas áreas externas, é plantada diretamente no solo isoladamente, em conjuntos ou fileiras, a pleno sol ou meia-sombra, atingindo de 3 a 6 metros de altura.

Outra curiosidade é a origem do nome fragans, proveniente do perfume adocicado liberado pelas flores das plantas adultas, cuja função é a de atrair agentes polinizadores, como insetos.

Rústica, a dracaena fragrans ajuda a filtrar as impurezas do ar - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Rústica, a dracaena fragrans ajuda a filtrar as impurezas do ar
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Filtro de ar

Além de embelezar pelas tonalidades de suas folhas e caules, a dracena pau-d'água, assim como as demais espécies de meia-sombra e sombra, quando em ambientes internos, ajuda a limpar o ar, atuando como filtro natural.

"Isso é possível devido às questões fisiológicas vitais dos vegetais que ocorrem durante a fotossíntese, no qual produzem o alimento por meio da respiração e transpiração celular. Nesse processo bioquímico, os exemplares conseguem amenizar gases nocivos da atmosfera", explica Aline.

Dracaena fragrans é planta fácil de cuidar - Severin Candrian/Unsplash - Severin Candrian/Unsplash
Dracaena fragrans é planta fácil de cuidar
Imagem: Severin Candrian/Unsplash

Como cuidar

As plantas do gênero Dracaenas são consideradas rústicas, isto é, mais resistentes a pragas e doenças e dispensam muitos cuidados para crescer.

A engenheira agrônoma comenta que algumas pragas, como pulgões e ácaros, podem atacar a pau-d'água. Para tratamento contra pulgões, é indicado inseticida natural ou químico. Já contra ácaros, a sugestão é usar produtos à base de enxofre.

Com cuidados descomplicados, a dracena-pau-d'água adapta-se a ambientes de sol pleno e meia-sombra com, no mínimo, 7 e 3 horas de luz solar direta por dia, respectivamente. "Evite a exposição solar direta nas horas mais quentes do dia", recomenda Mário.

Dracaena fragrans exige iluminação e rega corretas - Severin Candrian/Unsplash - Severin Candrian/Unsplash
Dracaena fragrans exige iluminação e rega corretas
Imagem: Severin Candrian/Unsplash

Outra dica é girar o vaso de tempos em tempos para que ela mantenha o crescimento ereto e não entorte devido ao movimento natural de buscar o sol.

Rega

A rega deve ser feita de uma a duas vezes por semana, conforme o substrato e a temperatura do ambiente. O excesso hídrico favorece o surgimento de doenças provocadas por fungos e bactérias.

Antes de irrigar, confira com os dedos se a terra está úmida para saber se há necessidade de água ou não. O especialista do Meu Cantinho Verde comenta que molha apenas uma vez por semana, mas com uma quantidade suficiente para que o líquido saia pelos furos de drenagem do vaso para ter a certeza de que atingiu as raízes mais baixas.

Fique atento à drenagem do vaso de sua Dracaena fragrans  - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Fique atento à drenagem do vaso de sua Dracaena fragrans
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Plantio

O vaso de tamanho proporcional à muda da planta deve ser preparado com furos no fundo para o escoamento correto da água.

Dentro, coloca-se uma camada de argila expandida e, na sequência, uma manta de drenagem, chamada também de bidim ou geotêxtil, sua função é evitar a perda da terra e que insetos entrem pelos furos de escoamento e ataquem a planta, alimentando-se das raízes.

Sobre a manta, o próximo passo é adicionar o substrato rico em matéria orgânica até a altura desejada. Posiciona-se a muda de pau-d'água e o volume do vaso é completado com o restante do substrato. A adubação deve ser feita neste momento.

Mário sugere um composto de micronutrientes de liberação lenta, vendido em lojas especializadas já pronto e apropriado ao plantio. A adubação deve ser repetida nos meses da primavera e verão, com fertilizante mineral NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) 10-10-10, seguindo as orientações do fabricante.