Topo

Melhor que muitos: salva por viajante, gata visita 18 países (e contando)

A gatinha, batizada de Nala, tornou-se a parceira perfeita nas viagens de Dean - Reprodução/Instagram
A gatinha, batizada de Nala, tornou-se a parceira perfeita nas viagens de Dean Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

23/10/2022 04h00

Quando Dean Nicholson decidiu partir em uma aventura de bicicleta ao redor do mundo, o escocês planejava uma viagem solo. Mas, três meses após iniciar sua jornada épica, ele fez uma pausa nas montanhas entre a Bósnia e Montenegro, onde acabou conhecendo Nala, uma gatinha de pelo mesclado que se tornou sua companheira de viagens por mais de 18 países.

Em depoimento gravado em vídeo no Instagram, ele contou que praticava corrida por uma estrada quando encontrou uma "coisa pequenina", que cabia "na palma de sua mão". Era uma gatinha filhote. Com medo de que ela fosse atropelada ou arrebatada por uma ave de rapina, Dean a colocou na mochila, na frente de sua bicicleta, e saiu em busca de um centro de resgate.

Mas a gatinha cinza e branca - que ele batizou de Nala, em homenagem à amiga de infância de Simba em O Rei Leão, tinha "outros planos" e rapidamente se acomodou no ombro de Dean. A partir daí, esse tornou-se seu lugar favorito para ficar.

"O tempo foi passando, passando, e eu basicamente me apaixonei por ela. Ela é simplesmente uma gata brilhante", disse ele.

Dean começou a documentar suas jornadas no Instagram, e a dupla inusitada se tornou uma sensação, com mais de um milhão de seguidores no perfil @1bike1world, com imagens e vídeos que recebem mais de 150 mil curtidas em apenas um dia.

Eles se tornaram tão conhecidos, que hoje pessoas os param na rua e pedem selfies com Nala: "É inacreditável quantas pessoas foram tocadas por nossa história", disse.

"Nós somos uma dupla incomum; um cara grande e barbudo, tatuado, em uma bicicleta, com uma gatinha sentada em seu ombro como o papagaio de Long John Silver", brinca Dean.

Durante dois anos, a dupla rodou de Montenegro à Grécia, passando por Turquia, Geórgia e Azerbaijão. Ao todo, eles viajaram por 18 países, incluindo a Áustria, na Europa, e a Tailândia, no continente asiático.

A dupla também arrecadou dinheiro para caridade, com um calendário com fotos de Nala - levantando R$ 520 mil para 30 instituições de caridade diferentes: "Ela não apenas mudou meu mundo", disse Dean. "Ela mudou o mundo ao meu redor".