Topo

Arraiá

A alegria das Festas Juninas e seus sabores, histórias, cenários e tradições

10 receitas de Festa Junina para deixar seu arraiá mais gostoso

25/06/2022 15h37

Depois de dois anos de Festas Juninas tímidas ou inexistentes, é hora de tirar a roupa xadrez do armário e preparar os quitutes tradicionais para deixar a volta da festança ainda mais gostosa.

As comidinhas típicas são o coração do São João e nos transportam imediatamente para memórias afetivas das quadrilhas juninas, brincadeiras de quermesse e as fogueiras que aquecem os arraiás.

O milho é uma das grandes estrelas do menu das Festas Juninas, com preparações que vão do curau às pamonhas — e, por que não, um milho cozido 'amostrado', diferentão, uma das receitas que selecionamos abaixo.

Canjica, cocada, arroz doce, quentão, paçoca e mais delícias completam o menu do São João. Confira no vídeo acima a pipoca caramelizada com chocolate e paçoca que o confeiteiro Lucas Corazza ensina especialmente para Nossa e, abaixo, mais nove receitas para fazer a festa:

Curau

Esse creme de milho doce, comum no interior, é conhecido como canjica no Nordeste. Sirva em porções individuais e dê mais charme para a sua festa junina.

Bolo de fubá cremoso

O bolo feito com essa farinha de milho fina é um clássico da celebração. E o melhor, esta receita é preparada direto no liquidificador, muito fácil e sem complicações. Veja o passo a passo em vídeo e aqui a receita escrita.

Arroz doce

Receita com jeitinho de avó, o arroz doce é renovado aqui com o uso do arroz arbóreo — mesmo tipo usado para fazer risoto — e raspas de limão siciliano. O resultado? Um arroz doce gostoso e cremoso como você nunca viu. A receita escrita você pode ver aqui.

Canjica doce com paçoca

É tempo de canjica — ou de mungunzá para quem está no Norte ou Nordeste. O desafio da receita é fazer o duro milho-branco amolecer e formar um doce cremoso, para comer de colher. Não é difícil, como você pode ver no vídeo (clique aqui para a receita escrita). E segredo desta receita é a inclusão de paçoca. Fica uma delícia!

Pamonha com queijo

Esse quitute é cremoso pela junção de leite, banha de porco e milho ralado. E nada de jogar a palha da espiga fora: ela faz o papel de uma perfeita embalagem.

Milho amostrado

Apesar do nome diferentão, trata-se do velho e bom milho cozido com toques especiais de páprica, coentro e queijo parmesão. Veja o passo a passo com a chef Irina Cordeiro, e a receita escrita aqui.

Paçoca

Acha que paçoquinha só se compra pronta? Pelo contrário, dá para fazer em casa rapidamente e só com três ingredientes: amendoim, sal e açúcar.

Cocada

A mistura de leite condensado, coco e açúcar é feita na panela. Para obter quadradinhos perfeitos, espalhe o doce por uma bancada untada e corte com uma espátula.

Vinho quente

No Sul do país, geralmente o quentão típico de festa junina leva vinho e cachaça no preparo. Em outros lugares do país, a cachaça é a base, e a bebida com vinho segue esta receita abaixo:

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

10 receitas de Festa Junina para deixar seu arraiá mais gostoso - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Arraiá