Topo

Arraiá

A alegria das Festas Juninas e seus sabores, histórias, cenários e tradições

Tem arraiá! As memórias e playlists juninas de Elba Ramalho, Teló e mais

15/06/2022 04h00

Aumenta o fogo do tacho. Prepara a disposição. Vamos celebrar em Nossa, a festa de São João!

Como diz o repente que abre esta reportagem, depois de dois anos de festejos juninos em casa é hora de colocar a camisa xadrez, preparar os quitutes típicos e matar as saudades da festa mais querida do Brasil.

E a gente te ajuda nesta tarefa: entre junho e julho, Nossa apresenta a temporada Arraiá, uma série de reportagens e webséries especiais sobre os festejos juninos. Você pode acompanhar tudo — das receitas típicas aos bastidores do mega São João de Caruaru (PE) — no site www.uol.com.br/nossa, no YouTube e nas redes sociais de @nossa_uol (Instagram, Facebook e Twitter).

Para abrir nosso Arraiá, relembramos as memórias que marcaram cinco celebridades que amam as festas juninas e as playlists que elas montaram para Nossa com suas músicas preferidas para a festança. Confira:

Elba Ramalho

elba ramalho capa v2 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

"A fogueira sempre grande e linda na porta das casas. O chão de terra. As bandeirinhas tremeluzindo no alto e colorindo as ruas. O cheiro de milho assando no fogo e o forró de Luiz Gonzaga na vitrola". É assim que Elba Ramalho lembra do São João em Conceição, cidade onde nasceu, no sertão da Paraíba.

Eu e meus irmãos esperávamos ansiosamente o ano todo pelo mês de junho. Para mim, essa é a grande festa da família"

E é claro que não dá para falar de São João com Elba Ramalho sem falar de forró. "Quando criança, colocávamos Seu Luiz Gonzaga e outros trios regionais para tocar na vitrola. Era um momento muito importante para mim — e continua sendo, já que faço questão de incluir muitas das músicas que ouvia com meus irmãos no repertório dos meus shows de São João". Na playlist de Elba para Nossa, essa paixão fica evidente:

Michel Teló

Como bom fã de sanfona, Michel Teló consegue ouvir a chalana de Mario Zan tocando assim que pensa em festa junina. Para o cantor, os festejos que acontecem entre os meses de junho e julho são sinônimo da música que consagrou não só o acordeonista italiano radicado no Brasil, mas também ícones como Luiz Gonzaga e Dominguinhos.

Michel Teló - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

O São João celebra o interior do nosso país e é uma festa que eu curto muito, principalmente por causa dos grandes sanfoneiros, que são uma inspiração para mim"

Teló nasceu no Paraná, mas foi criado no Mato Grosso do Sul, e é de lá que vêm as melhores lembranças dessas celebrações. "As festas juninas do Centro-Oeste são diferentes das de outros lugares do Brasil. Para mim, elas estão muito ligadas à sanfona, ao milho verde, ao clima frio e ao universo do interior". Na playlist do cantor, seu idolo Mario Zan divide o espaço com mestres do forró:

Claudia Leitte

Como todo bom brasileiro, Claudia Leitte também se lembra muito da infância quando fala em São João. Para ela, um dos momentos mais especiais dessa época do ano é o de fazer as bandeirolas. "Elas são uma marca dessa festa que fazemos com as nossas mãos, de forma coletiva. Fazê-las e depois vê-las penduradas é lindo", afirma.

Claudia Leitte - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Dançar quadrilha e me vestir de caipirinha também era um momento muito aguardado por mim na escola. Na verdade, adoro até hoje!"

Se tem uma festa que a cantora gosta tanto quanto o Carnaval é o São João. "Eu amo! Para mim, São João representa alegria, família, amigos e simplicidade". Não à toa, a playlist que a cantora fez para Nossa mescla ícones do forró com representantes da folia baiana:

Thaynara OG

"O São João do Maranhão é único", diz a influenciadora digital. E as singularidades da festa em sua terra natal ela faz questão de mostrar, desde 2017, no São João da Thay, um evento beneficente que enaltece as festas juninas e a cultura maranhense.

Thaynara OG posa para fotos no "São João da Thay" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

O São João representa a ligação com a minha terra, minhas raízes, por isso tem um significado muito especial para mim"

"Quando falamos nos festejos juninos, as pessoas costumam pensar no forró, mas para mim as músicas mais marcantes dessa época são as folclóricas", afirma. "Gosto muito das músicas da Dona Teté, ícone do cacuriá, uma dança feita em roda ou aos pares, na qual as mulheres vestem saias rodadas decoradas com flores coloridas". Teté e mais representantes maranhenses estão na playlist de Thay:

Wesley Safadão

Quando criança, o mês de junho era sinônimo de diversão para o cantor. "A maior lembrança que tenho do São João são das brincadeiras no colégio, de ver as bandeirinhas batendo com o vento e dos amigos formando quadrilha. Eu adorava essa época do ano", conta.

Volta no tempo: Safadão adorava vestir-se nas festas juninas com os looks criados por sua mãe - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Volta no tempo: Safadão adorava vestir-se nas festas juninas com os looks criados por sua mãe
Imagem: Arquivo pessoal

A primeira música que vem à cabeça de Wesley Safadão ao falar de São João é o clássico "Olha Pro Céu", de Luiz Gonzaga.

Essa música é a marca registrada do São João no Nordeste. Não tem como não lembrar dela"

Entre outros artistas que trazem o clima junino para perto, o cantor gosta de Dominguinhos, Alceu Valença e da banda cearense Mastruz com Leite

Temporada Arraiá

A alegria das festas juninas e seus sabores e tradições estão na temporada Arraiá, uma série de reportagens e webséries que você acompanha, até julho, no site www.uol.com.br/nossa, no YouTube e nas redes sociais de @nossa_uol (Instagram, Facebook e Twitter).