Topo

Aprenda a fazer o "porquinho de quimono", petisco famoso de boteco carioca

Colaboração para Nossa, do Rio de Janeiro

30/10/2021 04h00Atualizada em 27/12/2022 12h02

"Você quer me ver feliz?", pergunta Teresa Cristina, abrindo mais um programa Botequim da Teresa. "Comida de botequim, papo bom e música", responde a cantora diante das câmeras.

Neste episódio, Teresa prepara e ensina uma receita que excede em gostosura: o "porquinho de quimono" do badalado Bar da Frente, localizado na Praça da Bandeira, zona Norte do Rio de Janeiro, Traduzindo: uma trouxinha de costelinha suína desfiada com requeijão e ervas.

LEIA A RECEITA COMPLETA CLICANDO ABAIXO

Se não fechar a massa direitinho, entra ar e não dá certo. Quando morde, ainda faz um barulhinho bom de causar inveja em quem está do lado"

Teresa Cristina com o porquinho de quimono que preparou no "Botequim da Teresa" - Zô Guimarães/UOL - Zô Guimarães/UOL
Teresa Cristina com o porquinho de quimono que preparou no "Botequim da Teresa"
Imagem: Zô Guimarães/UOL

Não teve para ninguém. A foto dos salgadinhos do boteco de Valéria e Mariana Rezende (mãe e filha) bombou nas redes sociais na pandemia.

O tal porquinho faz o maior sucesso ali. Segundo sua criadora, Mariana: "teria o nome de 'porquinho de casaca' e seria feito com outro tipo de massa, como ficou muito melhor com a massa de harumaki, troquei a 'casaca' pelo 'quimono' japonês. Achei justo".

porquinho de quimono - botequim da teresa - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Imagem: Reprodução Instagram

Aberto em 2009, no antigo ponto do Aconchego Carioca, o Bar da Frente tem ambiente retrô e descolado, com pratos brasileiros, aperitivos criativos e cerveja artesanal. Um cardápio recheado de delícias autorais. Tal qual o "porquinho de quimono" que Teresa Cristina serviu ao seu convidado para o bate-papo no programa, o ator Paulo Vieira.

Samba, série e Teresa

O "Botequim da Teresa" vai ao ar todas as sextas-feiras, às 11 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber os lembretes). Em cada episódio, Teresa Cristina recebe um convidado especial e ensina a fazer os petiscos clássicos de alguns do botequins mais famosos do Rio de Janeiro. O programa é uma coprodução de Nossa e MOV, a plataforma de vídeo do UOL.