Topo

Murais saem das ruas e ganham espaço na decoração de interiores

Mural de Marcella Briotto em sala - Hugo Chinaglia
Mural de Marcella Briotto em sala
Imagem: Hugo Chinaglia

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

25/03/2022 04h00

Com surgimento no México no início do século 20, o Muralismo é um movimento artístico que engloba pinturas feitas em painéis permanentes ou paredes. No Brasil, é muito comum nas ruas de grandes cidades, sobretudo com temas de cunho político.

Agora, a arte dos murais deixa de ser uma exclusividade urbana e invade também a decoração de interiores, arrebatando quem quer ter uma pintura exclusiva em casa e até gerando oportunidades de trabalho para artistas plásticos e visuais.

Este é o caso de Julliana Rosa dos Santos (@julliana.rosa), que é artista visual e plástica, mas viu na pandemia a oportunidade de um novo negócio.

Comecei por acaso, para consertar um erro de acabamento em uma parede de cimento queimado no meu próprio apartamento. Desenhei umas plantas para dar mais leveza à parede e acabou virando a maior descoberta e felicidade da minha vida: a arte", diz.

Julliana Rosa e um de seus murais - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Julliana Rosa e um de seus murais
Imagem: Arquivo pessoal

Até receber a primeira proposta de trabalho, Julliana se sentia confusa sobre investir ou não na nova profissão e deixar o antigo emprego. "Não sabia exatamente como isso seria na prática, mas sou movida a desafios e me joguei. O processo me trouxe auto reconhecimento", conta.

Os clientes foram surgindo e hoje a artista afirma que tem liberdade para criar. "O resultado que combina surpresa e felicidade é gratificante. O que mais me inspira é poder criar uma experiência visual do belo para o próximo", diz Julliana, acrescentando que tem a natureza como sua maior fonte de inspiração.

Além disso, ela costuma escolher algumas cores de seus projetos com base nos seus estudos acerca da cromoterapia e da física quântica.

Um dos seus maiores desafios até agora na profissão está sendo o trabalho atual, com a pintura de quarto inspirado em templos árabes.

O muralismo nos interiores pode traduzir a essência de cada com muito mais identidade, com um espaço criado exclusivamente para cada pessoa", completa.

Projetos personalizados

Sthephanie Beraldo e um de seus murais - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Sthephanie Beraldo e um de seus murais
Imagem: Arquivo pessoal

A professora e artista Stephanie Beraldo (@ste_beraldo) começou a pintar murais na pandemia, como uma atividade para ajudar a combater a ansiedade, e acabou encontrando mais um trabalho ao retomar o hábito de pintar (que tinha durante a faculdade de Artes Visuais).

"Dei uma pintura de presente de aniversário para uma amiga, que em 2021, abriu um pet shop e pediu para que eu fizesse uma pintura em uma das paredes para "dar um charme" na loja. Postei todo o processo da produção nas redes sociais e meu trabalho ganhou visibilidade", conta.

A partir daí, Stephanie se aprofundou nos estudos e começou a receber pedidos para criar murais personalizados para residências e também estabelecimentos comerciais.

Segundo ela, os pedidos que recebe são muito variados e muitos clientes não têm muita clareza do que desejam ter em suas paredes.

"Para o artista, isso é um leque gigantesco de possibilidades, mas ao mesmo tempo é desafiador, uma vez que eu quero tentar ao máximo traduzir no desenho o que o cliente imagina.

Por isso é super importante a conversa pré-esboço, para definirmos os gostos e ideias do cliente e/ou a proposta do ambiente, paletas de cores e referências", explica.

Sthephanie Beraldo e um de seus murais - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Sthephanie Beraldo e um de seus murais
Imagem: Arquivo pessoal

E falando em referências, para Stephanie elas vêm de toda a parte: ela fotografa e salva em pastas do computador tudo o que acha interessante, seja uma cena de um filme, um objeto decorativo, uma tatuagem, uma capa de um disco...

Stephanie se diz fã de artes decorativas e fã de Gustav Klimt, o pintor simbolista, da Art Nouveau e Art Déco. "Ao mesmo tempo, adoro arte urbana, que dialoga com a cidade, que torna o cotidiano ainda mais colorido", e todas essas referências podem ser vistas em seus murais criados exclusivamente para a decoração.

Formas geométricas e ervas de proteção

Mural de Marcella Briotto em quarto - Hugo Chinaglia - Hugo Chinaglia
Mural de Marcella Briotto em quarto
Imagem: Hugo Chinaglia

A designer Marcella Briotto (@marcellabriotto) levou para seus murais um pouco da arte temática que já criava para suas peças em escala menor, com muitas formas geométricas e desenhos de ervas de proteção. Ela recebia pedidos para fazer os murais, mas precisou vencer a insegurança para aceitar o desafio e pegar o primeiro trabalho.

"Até que uma pessoa querida me deu total liberdade e confiança e comecei em uma parede enorme, com pé direito muito alto. Aí eu vi que conseguia. Gostei do resultado e fui aceitando os pedidos", conta.

Depois da escolha de referências — muitas baseadas em trabalhos de Marcella fora das pardes — é só definir a paleta de cores do mural a partir da decoração que já existe no ambiente e de conversas com os clientes.

A casa da pessoa diz muito da sua personalidade, o projeto de arquitetura e decoração já abre uma possibilidade de ideias. Também gosto de conversar com os moradores para entender o clima que desejam para aquele ambiente e quais serão os móveis e objetos que somarão à composição", completa Marcella.

Mural de Marcella Briotto em sala - Hugo Chinaglia - Hugo Chinaglia
Mural de Marcella Briotto em sala
Imagem: Hugo Chinaglia

Entre os temas que mais costuma levar para a decoração de interiores está o universo das plantas e a simbologia das ervas de proteção, que expressa sutilmente a conexão entre o indivíduo e a natureza.

"Gosto também do dia a dia, da rotina e dos sentimentos refletindo a força e a liberdade feminina", pontua.