Topo

Inove o vinagrete do churrasco com tomates verdes assados; veja a receita

De Nossa

03/01/2022 04h00

Ele está sempre presente nos churrascos. Seja para aplacar a fome acompanhado de um pãozinho enquanto a carne não sai da grelha, seja para acompanhar linguiças, picanhas e mais cortes do churras.

Tomate, cebola, pimentão e cheiro verde — temperados com vinagre, azeite, sal e um toque de açúcar — compõem a receita mais tradicional do vinagrete. Mas é possível turbinar o prato com outros ingredientes e agregando um sabor defumado.

Vinagrete de tomates verdes foi o acompanhamento da kakta recheada com (muito!) queijo - Nina Umbigo/UOL - Nina Umbigo/UOL
Vinagrete de tomates verdes foi o acompanhamento da kakta recheada com (muito!) queijo
Imagem: Nina Umbigo/UOL

Essa é a proposta que o churrasqueiro Bruno Salomão apresenta neste episódio do programa Vai Ter Churras, de Nossa.

Para combinar com a kafta recheada com queijo, preparada por sua convidada Pretona BBQ, Bruno ensinou a receita do vinagrete de tomates verdes chamuscados na grelha.

A ideia é dar um sabor defumado aos tomates verdes e aos outros legumes (tomates italianos, pimentão e cebola) que compõe este vinagrete, levando-os para churrasqueira até ficarem bem tostadinhos e, na sequência, misturá-los ao tempero de azeite, vinagre balsâmico, limão e coentro.

O vinagre balsâmico levanta todos os sabores do vinagrete e combina muito bem com a kafta recehada feita na churrasqueira"

Calor na churrasqueira é essencial

Legumes grelhados para o vinagrete ensinado no Vai Ter Churras - Nina Umbigo/UOL - Nina Umbigo/UOL
Legumes sendo grelhados para o vinagrete
Imagem: Nina Umbigo/UOL

Bruno saliente que os legumes devem ir para a churrasqueia em fogo bem alto. "Porque a ideia não é cozinhar os vegetais, mas que dar uma dourada por fora e manter a estrutura de sabor e de crocância", explica.

Para saber a temperatura certa, ele ensina a regra dos 3 segundos. Basta colocar a mão um pouco acima da grelha.

Se entre 2 e 3 segundos você não aguentar mais o calor, é porque ela já está no fogo alto ideal para assar os legumes.

Fique ligado!

Confira todas as sextas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Assista também às três primeiras temporadas e veja Bruno Salomão ensinar os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem e muitas receitas saborosas.

Bruno Salomão está à frente do programa - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Prontos para o verão?

"Vai Ter Churras" faz parte do UOL no Verão 2022, que até fevereiro vai trazer uma série especial de programas em vídeo, exibidos no Canal UOL. E nos dias 8, 9, 15 e 16 de janeiro, o evento terá uma arena na cidade de São Paulo repleta de atrações esportivas, musicais, espaço kids e uma praça de alimentação.

Fique de olho em uol.com.br/uolnoverao/ e em nossas redes sociais para acompanhar toda a nossa programação até fevereiro!