Topo

Mudanças simples com grande efeito: apê mistura estilos com clima francês

Luciane, que comanda o Instagram @decoraluh, com as cachorras Afrodite e Frida  - Reprodução
Luciane, que comanda o Instagram @decoraluh, com as cachorras Afrodite e Frida Imagem: Reprodução

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

02/12/2021 04h00

Nos dias felizes, a música francesa invade esse apartamento em Bento Gonçalves (RS) e põe a moradora para dançar. A criadora de conteúdo Luciane Cristina Paraboni e as cachorras Afrodite e Frida têm um ritual só delas — são praticamente uma equipe à frente do instagram @decoraluh, onde mostram esse clima há dois anos.

Da infância vivida na loja de decoração de sua mãe Inez, falecida há 29 anos, surgem as melhores memórias que contribuem com sua inquietude. Um combustível afetivo para transformar os espaços sempre.

Decora Luh com seus cachorros de estimação - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Decora Luh com seus cachorros de estimação
Imagem: Arquivo Pessoal

"Aqui tudo está em constante mudança, dia sim, e no outro também. Amo brincar com a decoração", conta.

Comidinhas, itens coloridos e o clima vintage — com um jeito francês — levam magnetismo aos espaços. "Não sou nada bege. Amo casa de vó e sou do décor afetivo, por isso tenho muitas coisas que eram dos meus pais e avós", diz Lu.

O apartamento reflete amor e minhas ideias, que parecem ter aflorado demais no isolamento da pandemia. Amo as misturas de estilos e transformo usando o que tenho."

Luciane em foto tirada na sala de estar com os pets - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Luciane em foto tirada na sala de estar com os pets
Imagem: Arquivo Pessoal

Rock para transformar

Movida por rock'n roll, ela faz mudanças simples de grande efeito. "O último foi o quarto da minha filha. Tirei um papel de parede e pintei a parede, troquei os móveis de lugar. As pessoas ficaram surpresas. Mudou todo o clima", conta.

O segredo? "Quando vou fazer uma transformação já sei onde cada coisa vai ficar. Vou com o espírito de brincar com a decoração. Você precisa desejar estar naquele espaço, colocar vida nele. A casa é para usar, por isso não guardo nada", conta.

Dicas da Luh para dar alma à casa

Hall do apartamento - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Hall do apartamento
Imagem: Arquivo Pessoal
Banheiro ganhou cores e flores - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Banheiro ganhou cores e flores
Imagem: Arquivo Pessoal

  • Crie um relacionamento com a casa. "Coloque muito amor nela. Desenvolva sua ligação com ela antes de sair comprando coisas, senão as compras não farão sentido."
  • Tenha velas e acenda. "Aqui, até para comer um simples hambúrguer acendemos velas. Tem que ter simplicidade e criar um clima."
  • Plantas. "Herdei da minha mãe esse amor. Samambaias e lavandas remetem à minha infância. A dica é ter plantas em todos os cômodos."
  • Comidinhas. "Sempre tem bolo no fim de semana, café passado e chimarrão. Comidinhas dão alma e mesa posta com afeto também."
  • Crie sua playlist. "Sempre coloco música e saio dançando pela casa. Isso é muito importante pra mim, um ritual que me faz feliz."
  • Cheiro bom. "Velas com cheiros e aromatizadores depois de limpar a casa são outra dica que eu amo."
  • Pets. "Eles trazem vida, um amor que não tem limites."

O que me inspira

Músicas francesas e rock?n roll

?Eu cresci ouvindo rock com meu irmão. Elvis e Rolling Stones até hoje são meus preferidos. E as músicas francesas estão em mim, acho muito charmoso, não sei explicar como me emocionam.?

?O caderno de receitas da minha mãe?

?Minha musa inspiradora é ela e do caderno retiro receitas de bolos, adoro os que ela fazia. Tenho uma imensa admiração por ela ter sido uma grande mulher. Tento transmitir isso às minhas filhas.?