Topo

Batata frita como você nunca viu: receita fácil rende e pode ser congelada

De Nossa

08/11/2021 04h00

Batata frita: tão trivial e tão diferente entre si. Tem fina, grossa, em gomo, de carinha, ondulada e igual palitinho. Pode ser sequinha, firme, douradinha, molenga, encharcada, salgada e outros adjetivos mais.

É aquela que tem um "purêzinho" dentro e é crocante por fora que Bruno Salomão ensina a fazer no episódio de encerramento da terceira de "Vai Ter Churras". A receita, preparada com batata cozida amassada, pode ser congelada e faz pouca sujeira — a fritura é rápida.

A batata é misturada a farinha de arroz, fécula de batata e fermento químico para ganhar consistência e virar uma espécie de massa.

Vai Ter Churras - Batata frita - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Receita de batata frita "purêzinho"
Imagem: Mariana Pekin/UOL

De tempero, entram obrigatoriamente sal e pimenta-do-reino. Orégano seco e colorau, capaz de intensificar a cor das batatinhas, são opcionais.

O formato da massa tem como limite a sua imaginação e habilidade. Bruno fez tirinhas finas com a ajuda de um saco de confeiteiro, mas dá para ousar com sorrisos, estrelas, letrinhas...

Vai Ter Churras - Batata frita - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Palitos fininhos no saco de confeitar
Imagem: Mariana Pekin/UOL
Vai Ter Churras - Batata frita - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Precisa estar fria para entrar no óleo
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Clique na imagem abaixo e confira a receita do início ao fim:

Batata frita caseira

Dificuldade Médio
Ver receita completa

Retrospectiva

Enquanto as novidades de "Vai Ter Churras" não chegam, relembre os episódios da terceira temporada no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). Assista também às duas primeiras temporadas e veja Bruno Salomão ensinar os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem e muitas receitas saborosas.