Topo

Como assar batata na churrasqueira: aprenda os truques certeiros

De Nossa

08/10/2021 09h43

Um dos alimentos mais consumidos do mundo, a batata fica boa cozida na água, frita em óleo quente, dourada na frigideira e assada no forno. Mas umas das formas mais rústicas e gostosas é fazê-la na churrasqueira.

Bruno Salomão, do "Vai Ter Churras", explica que para a batata cozinhar e assar ao mesmo tempo é preciso de vapor. O truque está em usar a umidade do próprio vegetal a nosso favor.

Como? Com papel alumínio. Veja o passo a passo abaixo para reproduzir no próximo churrasco:

Batata assada - GMVozd/Getty Images - GMVozd/Getty Images
Imagem: GMVozd/Getty Images
  • Fure a batata com casca de todos os lados, mas sem deixar a faca entrar demais. É só na superfície;
  • Envolva em uma camada caprichada de papel alumínio, sem deixar nenhum pedacinho para fora. Se quiser, coloque sal dentro desse "pacotinho";
  • Leve a batata para o fundo da churrasqueira, mas não coloque em cima da brasa, e sim na lateral;

Assim a batata pega só o calor residual".

  • Espere ficar macia. Isso pode levar até 40 minutos. Por isso, se for servir como acompanhamento de carnes grelhadas, coloque o tubérculo antes dos cortes;
  • Tire do papel alumínio, ajuste o tempero e sirva com manteiga ou azeite.

Fique ligado!

Confira todas as quintas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Assista também às duas primeiras temporadas e veja Bruno Salomão ensinar os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem e muitas receitas saborosas.