PUBLICIDADE
Topo

Obras inéditas de Burle Marx estarão em exposição que abre no dia 30 no RJ

O Parque do Flamengo e o prédio do MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio, como concebidos por Burle Marx - Reprodução/Casa Roberto Marinho
O Parque do Flamengo e o prédio do MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio, como concebidos por Burle Marx Imagem: Reprodução/Casa Roberto Marinho

De Nossa

22/10/2021 16h08

A Casa Roberto Marinho, no Rio de Janeiro, receberá a partir de 30 de outubro a exposição "O Tempo Completa", a primeira com acervo do Instituto Roberto Burle Marx, criado em 2019 e que inclui materiais inéditos e obras clássicas do arquiteto e paisagista modernista.

Entre os destaques estão uma série de vibrantes plantas do Ministério da Educação e Saúde, do Grande Hotel Pampulha e da residência de Walter Moreira Salles, além de desenhos, pinturas e projetos de outras paisagens imaginadas por ele ao longo de nove décadas.

Segundo o diretor da Casa Roberto Marinho, Lauro Cavalcanti, Burle Marx costumava dizer que "o tempo completa" uma paisagem com a participação orgânica das espécies na criação da beleza, por isso o tema escolhido para a mostra.

Lauro, que divide a curadoria da mostra com Isabela Ono, diretora do Instituto Burle Marx, destaca ainda, na apresentação das obras, sua "adaptação aos trópicos" do projeto internacionalista de Le Corbusier e sua importância, ao lado de Lucio Costa e Oscar Niemeyer para o desenvolvimento do Modernismo brasileiro.

Além de abrigar o acervo, há no endereço que pertenceu a Roberto Marinho, amigo de longa data de Burle Marx, jardins também assinados por ele. É possível apreciar por isso, durante a visita, não só os projetos que ele concebeu, mas a experiência da obra "viva", da execução de suas criações.

Para visitar a exposição, é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19, conforme lei municipal, e fazer o agendamento de horário e compra dos ingressos obrigatoriamente no site, por R$ 5 a meia entrada e R$ 10 a inteira. Às quartas, a entrada é gratuita.

"O Tempo Completa - Burle Marx: clássicos e inéditos" ficará em cartaz até 6 de fevereiro, de terça a domingo, das 12h às 18h, na Casa Roberto Marinho, no bairro do Cosme Velho, no Rio.