Topo

Feita de cânhamo, tiny house de 13 m² é exemplo de uso inovador da cannabis

Tiny house de cânhamo - Coexist Build
Tiny house de cânhamo
Imagem: Coexist Build

De Nossa

22/06/2021 04h00

O cânhamo é uma das matérias-primas que vêm ganhando destaque na moda, mas, na arquitetura, ela também vem sendo usada como alternativa para projetos mais sustentáveis, como para a tiny house de 13 m² criada pelo escritório norte-americano Coexist Build.

Criada pela arquiteta Anastasiya Konopitskaya e pela engenharia da Jellen Engineering Services, a "Traveller", como foi batizada a construção, é um projeto pré-fabricado e DIY ("faça você mesmo", em português).

Além disso, apresenta uma das principais propostas da empresa sediada na cidade de Blandon (Pensilvânia): levar a construção à base de cânhamo — e suas muitas vantagens — para o grande público.

O cânhamo é uma variedade da Cannabis sativa. A diferença dele para a maconha está nas finalidades para uso e a quantidade de THC — sendo essa última a responsável pelas propriedades psicoativas da erva.

Embora sua estrutura seja, na grande maioria, de marcenaria, o material extraído da Cannabis é o responsável por diversos pontos fortes da casa. Isso porque a planta fibrosa funciona como isolamento para o piso, parede e teto.

"O concreto de cânhamo, que combina o núcleo lenhoso com um ligante hidráulico de cal e água, é uma forma ainda de isolamento à prova de fogo, leve e respirável que auto-regula a temperatura e a umidade", explica a Coexist Build.

"Concreto cânhamo" usado para a construção da tiny house - Reprodução/Coexist Build - Reprodução/Coexist Build
"Concreto cânhamo" usado para a construção da tiny house
Imagem: Reprodução/Coexist Build

Tão importante quanto, [o cânhamo] não é apenas uma opção de carbono zero, mas também um material que isola o dióxido de carbono."

Por dentro da casa

Interior da "Traveller" - Reprodução/Coexist Build - Reprodução/Coexist Build
Interior da "Traveller"
Imagem: Reprodução/Coexist Build

Em seus 13 m², o nível térreo oferece espaço suficiente para a elaboração de uma sala de estar confortável, enquanto a parte superior oferece ainda um espaço potencial para um dormitório — a Coexist Build sugere, inclusive, o uso da "Traveller" para pousadas com chalés individuais.

Parte superior da "Traveller" - Reprodução/Coexist Build - Reprodução/Coexist Build
Parte superior da "Traveller"
Imagem: Reprodução/Coexist Build

Aos interessados em adquirir a tiny house DIY, a companhia está a disponibilizando por US$ 26 mil, mais impostos e frete. Na conversão atual, para nós brasileiros, o preço sai por aproximadamente R$ 130 mil.

A "Traveller" pode ser montada em aproximadamente uma semana com ferramentas elétricas básicas e uma equipe de duas a seis pessoas.