Topo

Criei uma blusa com dois vestidos de brechó e meus looks ficaram radiantes

Cindy Hiekata e sua blusa criada com vestidos - Arquivo pessoal
Cindy Hiekata e sua blusa criada com vestidos Imagem: Arquivo pessoal

Marilia Marasciulo

Colaboração para Nossa

12/04/2021 04h00

Cindy Hiekata

Cindy Hiekata

Profissão

Designer de moda

Minha roupa com história

Blusa feita a partir de vestidos

Trabalho com moda há treze anos e, no Brasil, sempre trabalhei em marcas prêt-à-porter (boutique de moda) e tive contato com fornecedores de matéria prima, trabalhos manuais e amava essa conexão entre a mão de obra e o produto. Há 4 anos me mudei para a Holanda e comecei a estudar técnicas manuais e moda sustentável.

Minha ideia era trazer um novo conceito para o que já existia, transformar roupas de segunda mão e não apenas estilizá-las. Queria criar algo completamente novo a partir do que poderia acabar no lixo, porque acredito que já estamos maltratando demais o nosso planeta e não dá para ficar criando mais resíduo e lixo.

Essa blusa foi a primeira peça que criei usando esse conceito. Comprei dois vestidos em um brechó, pelos quais paguei menos de 10 euros (cerca de R$, e transformei eles nessa blusa. Eram dois vestidos iguais de cetim verde, que brinquei com o brilho e o fosco do lado avesso!

Antes de virar blusa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Antes de virar blusa
Imagem: Arquivo pessoal
Blusa já finalizada - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Blusa já finalizada
Imagem: Arquivo pessoal

Desmontei os vestidos, fiz a modelagem e coloquei a mão na massa. Na manga, fiz um trabalho de bordado com dobras de tecido, em uma referência a origamis e alfaiataria clássica, que se complementam a referências vitorianas.

Frente da blusa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Frente da blusa
Imagem: Arquivo pessoal
Verso da blusa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Verso da blusa
Imagem: Arquivo pessoal

Todos os detalhes, recortes, acabamentos e volumes foram alinhados para desenhar e dar movimento ao corpo. Uma peça de alfaiataria atualizada e moderna, feita a partir de dois vestidos que sozinhos eram simples e comuns.

O processo de criação da blusa de Cindy Hiekata - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O processo de criação da blusa de Cindy Hiekata
Imagem: Arquivo pessoal

O que eu mais gosto nesse conceito é que roupas já prontas ganham novas personalidades a partir de novas criações. Essa blusa hoje virou minha roupa para momentos especiais, meu amuleto secreto. Amo a cor e o estilo, ela deixa qualquer look mais radiante. Sem falar que só eu tenho, né? Mas, principalmente, amo saber que ela é viva: uma hora, ela poderá ser transformada em algo novo, de novo.

Como usar

Textura & volume

Por que se contentar com uma blusinha básica, quando podemos ter babados e volumes que dão toque fashion ao look? Como o foco vai para a parte de cima, equilibre com calças, saias ou shorts mais básicos ou discretos.

Vitoriana

A era vitoriana terminou há 120 anos, mas o visual cheio de babados, plissados e volumes continua inspirando a moda dentro e fora das passarelas. Use com peças ou acessórios modernos para brincar com o velho/novo.