PUBLICIDADE
Topo

Ficus Lyrata, a árvore de até 15 metros que virou item-desejo na decoração

Figueira-Lira (Ficus Lyrata) - Getty Images/iStockphoto
Figueira-Lira (Ficus Lyrata) Imagem: Getty Images/iStockphoto

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

06/04/2021 04h00

Você já deve ter visto por aí uma infinidade de fotos com pequenas árvores roubando a cena na decoração das salas de estar, sejam de casas ou apartamentos. Essa é a Ficus Lyrata, uma planta que cresce verticalmente e, na natureza, pode se transformar em uma árvore de até 15 metros de altura.

De acordo com a jardineira e paisagista Rafaella Ribeiro, do perfil no Instagram @monsterajardimurbano, a Ficus Lyrata é uma planta que faz parte da extensa família das figueiras.

"Originalmente é nativa de florestas tropicais da África, o que poderia sugerir que não é uma planta adequada para interiores. Contudo, aqui no Brasil, ela é produzida nos viveiros para este fim e foi se adaptando para que possa ser cultivada dentro de casa".

Ficus Lyrata - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Ficus Lyrata
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Ainda assim, Rafaella frisa que o cultivo de qualquer planta sempre precisa se referir ao seu hábitat natural.

"No caso, a Figueira-Lira (ficus lyrata) é uma planta que tem uma grande necessidade de luminosidade.

Por isso, é importante colocá-la próxima de janelas para que receba algumas horinhas de sol direto, seja pelo início da manhã ou pelo fim da tarde. Isso pode potencializar o desenvolvimento da planta", indica.

Regas e substrato

Cuidados com Figueira-Lira (Ficus Lyrata) - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Cuidados com Figueira-Lira (Ficus Lyrata)
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rafaella orienta que o substrato precisa ser bastante drenável, para que a água não acumule nas raízes. "Utilizar casca de pinus no substrato e areia grossa (lavada) pode ajudar a evitar esse acúmulo", aconselha.

Quanto à rega, é importante não afogar a planta. "Deixar o substrato secar levemente antes da próxima rega é o ideal", pontua.

Uma dica para que a Ficus esteja sempre com um aspecto saudável é borrifar água nas folhas em dias mais quentes.

Ficus lyrata precisa de boa luminosidade - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Ficus lyrata precisa de boa luminosidade
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Preço e produção

A Ficus Lyrata figura entre as plantas mais caras dos gardens e lojas especializadas e não é somente pelo fato de a árvore estar na moda.

É uma planta cara, mas porque tem um crescimento mais lento. Então, para que ela chegue ao tamanho em que comumente é comercializada, primeiro precisa passar anos no viveiro", diz Rafaella.

Rafaella Ribeiro e sua Ficus Lyrata - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Rafaella Ribeiro e sua Ficus Lyrata
Imagem: Arquivo pessoal

Segundo a paisagista, muita gente não entende o processo de produção das plantas e acha que o valor delas é unicamente definido pelo mercado e nem sempre é assim. "Há muitos custos, profissionais e investimentos envolvidos. Aqui em Fortaleza, onde resido, a gente encontra Ficus Lyrata entre R$ 200 e R$ 350, depende muito do tamanho", conta.

Segundo a paisagista, não é uma planta que exige cuidados especiais como algumas marantas, por exemplo, e por isso é considerada de fácil cultivo.

Decorando com a Ficus Lyrata

A Ficus Lyrata ganhou o coração dos usuários das redes sociais e não foi à toa, afinal ela tem grande apelo decorativo, graças às suas folhas verdes vibrantes e bastante grossas, que agregam um ar de rusticidade à decoração.

É uma planta que vai super bem em cachepôs de fibras naturais, deixando o ambiente ao mesmo tempo rústico e sofisticado. É uma espécie que dialoga bem com decorações do estilo boho chic e até mesmo industriais", afirma Rafaella.

Contudo, segundo a especialista, é preciso lembrar que ela necessita de bastante luz. "Ao pensar em colocá-la em um ambiente, arrume tudo para que ela fique no local mais iluminado ou então ela pode acabar sofrendo com a falta de luminosidade adequada", finaliza.