PUBLICIDADE
Topo

8 plantas para ter em casa e atrair boas energias em dias difíceis

Suculentas, jibóias e mais plantas ajudam a espantar as más energias - Getty Images
Suculentas, jibóias e mais plantas ajudam a espantar as más energias
Imagem: Getty Images

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

20/03/2021 04h00

Estar há tanto tempo em quarentena em casa mexe com o humor e com as emoções de qualquer um. Por isso, quem está precisando de estratégias para dar uma aliviada no clima e também equilibrar as energias do lar pode apostar em diversas plantas como aliadas na missão de espantar as más vibrações do ambiente.

Isso porque, conforme explica a jardinista e especialista em Feng Shui, Thalita Cunha, que compartilha conteúdo relacionado à energia das plantas e da casa no perfil do Instagram @nossa.amora, cada planta tem seu próprio campo vibracional e trabalha, em geral, uma característica específica.

Thalita Cunha e seu bambu da sorte - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Thalita Cunha e seu bambu da sorte
Imagem: Arquivo pessoal

"E todo elemento natural é capaz de transmutar e vibrar energias de bem-estar", explica.

Mas quais são as melhores plantas para se ter em casa para ajudar a equilibrar essas energias? Confira a seguir uma lista com 8 espécies versáteis para atrair boas vibrações para o lar.

Bambu da sorte

Como o próprio nome sugere, esta planta tem fama de ser uma plantinha para atrair sorte, prosperidade e boas energias. "Essa planta ainda emite sensação de bem-estar e tranquilidade, sendo perfeita para deixar no quarto de pessoas agitadas", afirma Thalita.

Ela completa dizendo que todas as plantas da lista estão liberadas para serem colocadas em qualquer ambiente da casa, pois são verdadeiros coringas, mas que podem ajudar a turbinar a energia de ambientes específicos.

Bambu da sorte - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Bambu da sorte
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Uma curiosidade interessante é que segundo tradições orientais, o Bambu da Sorte deve ser dado de presente e não comprado. É considerado ideal para presentear pessoas queridas em início de ciclos como mudança de casa, casamento, nascimentos ou até em uma nova conquista profissional.

Árvore da Felicidade

Árvore da felicidade - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Árvore da felicidade
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Segundo Thalita, a planta é perfeita para ajudar a melhorar a sintonia dos relacionamentos e muito indicada para ficar no quarto do casal.

Essa planta é bem fácil de cuidar e não deve ficar diretamente exposta ao sol. Precisa ser regada de duas a três vezes por semana, utilizando cerca de 200 mililitros de água em cada rega.

Lírio da Paz

Lírio da Paz - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Lírio da Paz
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A planta indicada para combater as más energias de um modo geral e também os pensamentos negativos. Segundo a especialista, pode ser uma boa opção de planta para ser deixada no banheiro, desde que o cômodo tenha bastante luz, é claro.

Apesar de não poder ficar em contato direto com o sol, esta planta, que tem até fama de ser mística, gosta de locais bem iluminados.

Suculentas e cactos

Vários tipos de cactos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Vários tipos de cactos
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De acordo com Thalita as suculentas e cactos, tão em alta na decoração de ambientes, também são consideradas como plantas guardiãs, ou seja, protegem a casa de energias mais densas. Por esse motivo, são consideradas ideais para serem mantidas na entrada da casa.

Jiboias

Jiboia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Jiboia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

"São plantas que vibram uma energia de tranquilidade, paz e harmonia", conta Thalita. Por isso, a dica da especialista é abusar das jibóias na decoração da sala de estar.

Uma dica valiosa é apostar em cachepôs pendentes para valorizar a estética dos vasos, que costumam ser de plástico e não muito elegantes.

Dracenas

Dracena Sanderiana - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Dracena Sanderiana
Imagem: Getty Images/iStockphoto

São plantas poderosas pois, segundo Thalita, têm a capacidade de transmutar energias densas. Por conta disso, a indicação é para serem colocadas no lado externo da entrada da casa.

A planta não precisa de muita água — duas regas na semana costumam ser suficientes —, e ainda faz a função de absorver o dióxido de carbono do ambiente, elevando a quantidade de oxigênio fresco.

Peperômias Melancia

Peperômia melancia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Peperômia melancia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Elas são indicadas para quem precisa melhorar o fluxo de comunicação nos relacionamentos, sejam afetivos ou profissionais. "É uma planta perfeita para se ter no escritório/home office", conta Thalita.

As peperômias gostam do sol fraco da manhã e precisam que o solo esteja sempre úmido. O ideal é que elas fiquem bem perto de uma janela com bastante claridade, o que ajuda a manter suas folhas vibrantes e com brilho.

Zamioculca

Zamioculca - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Zamioculca
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Por fim, a última planta da lista de verdinhas contra as más vibrações é a Zamioculca que, segundo Thalita, filtra as energias nocivas dos ambientes e emana energia de abundância.

"Ela pode ser acomodada perto da sala de jantar ou cozinha", aconselha.

Turbinando a energia

Além das plantas em sua forma natural, existem outras maneiras de equilibrar as energias da casa usando as verdinhas, seja na versão floral ou até mesmo incensos.

Incensos e plantas - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Incensos e plantas ajudam a manter a energia lá em cima
Imagem: Getty Images/iStockphoto

"No caso dos incensos, a fumaça e o aroma que têm a função de purificar, limpar, abençoar e energizar. Nossas ancestrais faziam uso de incensos em suas casas porque entendiam que podiam protegê-las das maldades do mundo" conta Thalita, acrescentando que os aromas emanam os campos vibracionais das ervas utilizadas.

Portanto, para cada 'desejo' é possível utilizar uma erva diferente".

Quer exemplos? A Sálvia Branca purifica a mente, promove discernimento e sabedoria pessoal; o Capim Limão favorece a intuição e alivia a ansiedade; o Gerânio eleva a autoestima e estimula a coragem; a Arruda protege contra energias negativas, trazendo sensação de alívio e o Alecrim estimula concentração, alivia o cansaço e promove limpeza energética do ambiente.