PUBLICIDADE
Topo

Adubo caseiro: saiba quais alimentos e sobras podem ajudar na horta

Borra de café, casca de banana e ovos, entre outros itens, serão seus aliados para manter suas plantas mais saudáveis no dia a dia - Getty Images/iStockphoto
Borra de café, casca de banana e ovos, entre outros itens, serão seus aliados para manter suas plantas mais saudáveis no dia a dia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gustavo Frank

De Nossa

13/03/2021 04h00

Além das plantas para decoração, como a samambaia, jiboia e peperômia, há quem também cultive as hortas dentro de casa para temperos e até mesmo legumes para uso no dia a dia. Cada uma tem seus diferentes cuidados, no entanto, todas elas podem ganhar um up com a adubação da terra.

Sabe aqueles alimentos que você, no final do dia, acaba descartando por não terem mais utilidade? A verdade é que você pode reutilizá-los como adubo, desde a borra de café até as cascas de frutas.

Borra de café

Borra de café pode ser misturada com água para adubar a planta - iStockphotos - iStockphotos
Borra de café pode ser misturada com água para adubar a planta
Imagem: iStockphotos

Por ser rica em nitrogênio, nutriente essencial para as plantas, e possui um leve nível de acidez, a borra de café é um dos aliados mais comentados na internet para esse fim. No entanto, a bióloga Mariana Pasin explica para Nossa que é preciso ter cuidado com a quantidade usada, isso porque, se aplicada de forma exagerada pode acabar prejudicando a absorção de água.

"Quando se joga muita borra, ela pode criar uma cama que dificulta a entrada de água para os níveis mais profundos do vaso", aconselha.

Uma dica é misturar três colheres do pó após ser coado em um litro de água e reservar por alguns dias. Feito isso, use um borrifador para aplicar na sua planta e na terra.

"Muita gente acredita que colocá-la diretamente na terra vai ajudar, principalmente pelos princípios de carbono que a substância possui, mas essa prática precisa ser mais indireta".

Casca de ovo

Casca de ovo triturada pode ser aplicada na terra para adubação  - Getty Images/iStockphotos - Getty Images/iStockphotos
Casca de ovo triturada pode ser aplicada na terra para adubação
Imagem: Getty Images/iStockphotos

Rica em cálcio e potássio, os ovos também servem para "marombar" as plantas — não só os crossfiteiros. No entanto, vale destacar que apenas o uso da sua casca é benéfico.

O conselho é triturá-las, o que pode ser feito tanto na mão ou com a ajuda de outros utensílios, como um amassador ou, até mesmo, um liquidificador.

"É importante que a casca vire uma espécie de 'farofinha', o que facilita tanto na sua aplicação quanto absorção do solo", complementa a bióloga. "Depois disso, basta aplicar no substrato".

Casca de banana

Interior da casca de banana vai ajudar a limpar e fortalecer as folhas da planta - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Interior da casca de banana vai ajudar a limpar e fortalecer as folhas da planta
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Assim como no item anterior, é importante que a casca de banana, rica em potássio e minerais importantes para enriquecer a terra, seja processada. A aplicação, nesse caso, pode ser feita tanto cortando-as em cubinhos bem pequenos, como triturando-as com o auxílio de uma ferramenta própria, como o liquidificador.

"O aconselhado é colocar esse material obtido ao redor da planta", diz Mariana.

A casca de banana ainda traz um outro benefício, uma espécie de "skincare da planta": "A parte interna da casca pode ser usada para limpar as suas plantas. Além de tirar a sujeira, ela ainda fortalece as folhas".

Casca de vegetais

Triture a casca de batata para aplicá-la à terra da planta, assim como da cenoura, chuchu, entre outros - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Triture a casca de batata para aplicá-la à terra da planta, assim como da cenoura, chuchu, entre outros
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Em vez de descartar as cascas de chuchu, abóbora, cenoura e batata, dê nova vida a elas como adubo para as suas plantas. Ricos em Vitamina E, as cascas desses alimentos podem ser usadas em quantidade moderada e aplicada posteriormente à terra.

O aconselhado, nesse caso, é cortá-los em cubos ou triturá-los, como nos passos anteriores.

Leite

Solução de leite diluido em água ajuda na hidratação de cálcio - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Solução de leite diluido em água ajuda na hidratação de cálcio
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Por incrível que pareça, o leite vai te ajudar nessa missão. A dica para usá-lo como adubo para a sua terra é diluir 100 ml do líquido em 1 litro água.

Existem duas maneiras para aplicá-lo na sua planta. A primeira delas é a partir de um borrifador que, além de prevenir pragas, ajuda no fortalecimento delas. Já a segunda é a aplicação direta na terra, uma vez que o cálcio presente na bebida traz benefícios para a aparência e força da planta.

Canela

Poder de "cicatrização" e prevenção de pragas estão entre os benefícios do uso de canela na planta - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Poder de "cicatrização" e prevenção de pragas estão entre os benefícios do uso de canela na planta
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Parceira na hora de controlar pragas e eliminar doenças causadas por fungos, a canela pode ainda acelerar o processo de "cicatrização" das plantas.

Para criar a solução, junte meio litro de água a uma colher de sopa de canela em pó. Misture, homogeneizando esta solução. Depois disso, deixe repousar esta solução por 12 horas, e após esse período, coe a solução e coloque num borrifador ou recipiente.

A aplicação pode ser feita tanto no solo, para prevenir as pragas e doenças, como diretamente nas folhas, por meio do borrifador, para recuperá-las.