PUBLICIDADE
Topo

Como fazer a manutenção de piscinas na sua casa. Veja dicas

Profissionais do Korman Arquitetos trazem para Nossa dicas que garantem bom uso do espaço para os dias de verão - Getty Images
Profissionais do Korman Arquitetos trazem para Nossa dicas que garantem bom uso do espaço para os dias de verão
Imagem: Getty Images

De Nossa

12/02/2021 10h08

Especialmente durante o verão, as áreas externas e gourmet são extremamente procuradas, garantindo momentos de diversão e relaxamento - afinal, não há nada mais gostoso do que uma tarde de churrasco com direito a um bom mergulho na piscina.

Para deixá-las sempre prontas para o uso, porém, alguns cuidados são essenciais.

De olho na água da piscina

Cuidar do filtro da piscina garante uma água cristalina - Getty Images - Getty Images
Cuidar do filtro da piscina garante uma água cristalina
Imagem: Getty Images

Quando falamos de piscinas, se atentar ao pH da água é indispensável. "Recomendamos fazer a verificação uma vez na semana. Um pH ideal varia de 7 a 7.4", aponta Ieda Korman, do Korman Arquitetos.

Caso necessário o ajuste, a arquiteta indica o uso dos produtos químicos durante a manhã ou tarde, para que ao final do dia seja feita a cloração.

"É importante sempre aplicar o cloro durante a noite, pois ele é um produto que evapora na presença do sol. Para piscinas com muita movimentação, ele deve ser aplicado diariamente. Agora, para piscinas residenciais, utilizá-lo três vezes na semana já basta", explica.

Cuidar do filtro da piscina também garante uma água cristalina, pois ele é uma importante etapa do tratamento da água. Idealmente, ele deve ser ligado diariamente, durante seis horas, e sua areia deve ser trocada a cada 18 meses. Em piscinas residenciais, deve ser lavado semanalmente, ao passo que clubes e condomínios devem fazê-lo duas vezes na semana.

Limpeza cuidadosa

Em meses mais frios, em que a piscina é menos utilizada, a limpeza do filtro pode se tornar mensal - Getty Images - Getty Images
Em meses mais frios, em que a piscina é menos utilizada, a limpeza do filtro pode se tornar mensal
Imagem: Getty Images

Uma piscina pede por frequências diferenciadas de limpeza. "Diariamente deve-se retirar as folhas e impurezas, evitando que elas se acumulem no fundo, que deve ser aspirado duas vezes na semana", explica Ieda, que continua. "Agora, a limpeza da bomba, filtro, borda e escovação da piscina podem ser feitas apenas uma vez na semana".

Em meses mais frios, em que a piscina é menos utilizada, a limpeza do filtro pode se tornar mensal. "Alguns cuidados, como cobrir a piscina com lona, facilitam a rotina de limpeza. Instalar também uma ducha na área da piscina é essencial", indica.

Atenção ao entorno

Para evitar que o vento as leve para dentro da água, é importante escolher uma boa localização do jardim - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Para evitar que o vento as leve para dentro da água, é importante escolher uma boa localização do jardim
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Uma boa manutenção da piscina leva em conta, também, a área a seu redor. A escolha de um jardim com plantas apropriadas, por exemplo, pode influenciar diretamente na limpeza diária.

"Plantas que derrubam folhas, principalmente quando muito pequenas, atrapalham a manutenção", diz Ieda.

Para evitar que o vento as leve para dentro da água, é importante também escolher uma boa localização do jardim. "Ele não deve estar muito perto da borda. Nessa área, opte por bons revestimentos, que não necessitem de produtos muito fortes em sua limpeza. Assim, além de ajudarem a impedir que sujeiras caiam na piscina, eles são limpos com produtos que não alteram o pH da água".