PUBLICIDADE
Topo

Peças coringas e "cara nova" todo dia: como Vanessa dá vida ao seu apê

Vanessa Santana investe em objetos diferentes e muita mudança para dar nova cara ao seu apê - Instagram/apartamento1317
Vanessa Santana investe em objetos diferentes e muita mudança para dar nova cara ao seu apê Imagem: Instagram/apartamento1317

Pedro Fonseca

De Nossa

09/04/2020 04h00

Seu sonho era ser arquiteta, mas acabou cursando Publicidade e Propaganda para desenvolver seu lado preferido, o criativo. Esse talento foi aflorando e Vanessa Santana, agora aos 32 anos, divide seu tempo entre ser bancária, mãe e moderadora do perfil no Instagram @apartamento1317.

O perfil surgiu quando ela e seu marido compraram o primeiro apartamento, no Rio de Janeiro, como uma espécie de diário da evolução do espaço: "Sempre amei decorar e o apartamento novo virou uma tela em branco", explica.

Em um mês tudo pode mudar: "Gosto de trocar as coisas de lugar, a cor de uma parede, um objeto de decoração. Minha maior fonte de inspiração é o Pinterest, quando tenho tempo, é meu passatempo preferido", conta Vanessa.

Apesar desse lado mais extrovertido, em sua casa existem regras. A mais importante é que ninguém entra de sapatos, nem as visitas. "Tem quem ache certo, mas tem gente que ache desnecessário. Eu não peço para ninguém tirar, mas nossa entrada tem um tapete para lembrar quem entra. Deixe a sujeira na rua", brinca.

Mais personalidade ao espaço

Porém, ela não esconde que sentiu falta de um profissional na hora de decorar seu apê: "Depois fui perceber como é fundamental ter um especialista encarregado da obra. Por ser um apartamento pequeno, minha dificuldade foi como não deixá-lo como showroom", conta.

A solução encontrada foi pesquisar aquelas peças coringas, que funcionam bem e ainda trazem estilo: "Aqueles móveis multifuncionais, como um carrinho, que pode ser usado no cantinho do café ou como uma estante para deixar a maquiagem", indica.

Vanessa e o marido, Renato - Reprodução/apartamento1317 - Reprodução/apartamento1317
Vanessa e o marido, Renato
Imagem: Reprodução/apartamento1317

Cantinhos e objetos favoritos

Vanessa elege como seus mais queridos do apê a parede de tijolinhos da sala e o quartinho do Miguel, seu filho, onde ela pensou em cada detalhe para decorar.

A parede foi total "mão na massa" (e não deu certo de primeira):

"Eu tentei fazer com tutoriais na internet, mas foi péssimo. A primeira vez que tentei, a parede ficou torta. Algumas pessoas têm o dom para fazer, mas eu entendi que nem tudo depende do esforço e boa vontade. Se você não se sente seguro para fazer, não faça, porque o que era para economizar dinheiro, acaba dando uma dor de cabeça desnecessária e você vai acabar gastando mais", conta.

Apesar do perrengue inicial, Vanessa não nega que é muito gratificante olhar para um cantinho e ver que foi você que fez.

É importante colocar a mão na massa em tudo que estiver ao seu alcance"

Já para montar um quarto de bebê, Vanessa indica pensar no seu próprio instinto - de mãe e decoradora:

Um quarto montessoriana ajuda a desenvolver a autonomia e liberdade dos bebês - Instagram/apartamento1317 - Instagram/apartamento1317
Um quarto montessoriano ajuda a desenvolver a autonomia e liberdade dos bebês
Imagem: Instagram/apartamento1317
"Tem que ter cadeira de amamentação, berço, cômoda, etc. Pense no que você acha essencial, aqueles móveis portáteis, por exemplo, são ótimos para diversas funções na casa. O principal é você ter um quarto claro, com cores neutras, assim você consegue mudar a decoração de acordo com a idade de seu filho, assim o quarto cresce com o bebê", conta.

Outra dica é adotar um quarto montessoriano, que tem o objetivo de oferecer um lugar com móveis e objetos na altura dos olhos da criança para que ela possa desenvolver a sua autonomia e liberdade com segurança.

Seus objetos favoritos são fáceis de escolher, a publicitária não titubeou na resposta: "um cacto, que veio morar no apê logo quando nos mudamos, então tem um valor especial, e uma Jiboia, que foi presente da minha mãe, então é uma forma de ter ela sempre pertinho.

As @ que me inspiram

@apartamento_203

"É um perfil com qual muito me identifico pela história da Nath, como eu ela trabalhava no mercado financeiro, largou tudo e foi atrás de fazer o que realmente gostava"

@matheusilt

"Ele tem várias sacadas para reformar e decorar ambientes colocando a mão na massa, mostrando que decorar um lar não precisa de muito"