Topo

Brasil supera desfalques bate EUA por 3 a 1 na Liga e garante 1º lugar

Do UOL, em São Paulo

13/07/2013 12h11

A seleção brasileira masculina de vôlei não pôde contar com três jogadores de peso de seu plantel neste sábado, na rodada final da fase de grupos da Liga Mundial 2013. Ainda assim, mostrou controle, superou momentos de irregularidade e bateu os Estados Unidos por 3 sets a 1 no Maracanãzinho. A equipe comandada por Bernardinho já está garantida na fase final e na primeira posição do grupo, e mostrou afinco para manter a série de vitórias, com parciais de 25-22, 25-18, 20-25 e 28-26.

Para o jogo deste sábado, Bernardinho teve de deixar de lado três jogadores tarimbados do time. Dante, como era previsto, foi poupado apenas para evitar o risco de lesões. Já Bruninho pegou uma virose e Leandro Visotto sentiu dores na panturrilha, mas sem grandes preocupações para os próximos compromissos do time.

A seleção brasileira, que busca seu décimo título da Liga Mundial, já está classificada para a fase final, que será disputada entre os dias 17 e 21 de julho, em Mar Del Plata, na Argentina. Seis times disputarão o título da tradicional competição.

Brasil e EUA voltam a se enfrentar neste domingo, às 9h30, no ginásio do Maracanãzinho. Siga todos os lances da partida pelo Placar UOL.

O Brasil saiu devagar no jogo, tomando quatro pontos seguidos dos norte-americanos. Bernardinho, já frenético, pediu tempo para evitar surpresas. Não adiantou muito, e a distância no placar seguiu em cerca de cinco pontos.

Com os ataques de Wallace, começou a recuperação do time da casa, mas ainda com muitas dificuldades de reduzir tamanha diferença. Deu certo e, com 20-20, o set ficou aberto e o Brasil manteve o embalo, fechando em 25-22.

A seleção passou a ditar melhor o ritmo no segundo set, ficando à frente no placar e disparando: 4 aces de Lucão e 12-6 no marcador. Bastou manter o controle e vencer por 25-18, partindo para tentar decidir rapidamente na terceira parcial.

O terceiro set começou com os EUA forçando o saque e bloqueando bem. O resultado foi abrir 5-1 e fazer Bernardinho parar o jogo. Desta vez os estrangeiros não deram chance e fecharam em 25-20.

Em uma parcial muito disputada, o Brasil retomou a ponta no quarto set e conseguiu fechar o jogo depois de certa dificuldade, tirando da frente o risco de jogar um tie-break.