Topo

Brasil avança com 100% das duplas femininas à 2ª fase do Mundial de vôlei de praia

Ágatha (e) e Maria Elisa e outras duas duplas brasileiras passaram invictas pela 1ª fase - FIVB/Divulgação
Ágatha (e) e Maria Elisa e outras duas duplas brasileiras passaram invictas pela 1ª fase Imagem: FIVB/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/07/2013 16h23

O Brasil terá força máxima na segunda fase feminina do Mundial de vôlei de praia que está sendo disputado em Stare Kablonki, Polônia. Nesta quarta-feira, terminaram as eliminatórias de grupo da competição, e as quatro duplas verde-amarelas que estavam na disputa mantiveram-se vivas na briga pelo título, sendo três delas com 100% de aproveitamento.

Pelo grupo F, Maria Elisa e Ágatha venceram as três partidas que jogaram, todas por 2 sets a 0. Na próxima fase, porém, terão uma parada dura pela frente, as chinesas Xue e Zhang Xi.

Do grupo M, quem sai vencedora é a parceria Lili/Bárbara Seixas, que também passou por todas as suas adversárias em sets diretos. Agora, elas se preparam para enfrentar as suíças Zumkehr e Heidrich.

As outras duas duplas brasileiras avançaram do grupo M. Maria Clara e Carol seguem invictas, com direito a uma vitória por W.O., e agora encaram as eslovacas Dubovcova e Nestarcova. Já Talita e Taiana, que venceram duas partidas e perderam justamente para as compatriotas, vão pegar as alemãs Ludwig e Walkenhorst.

Todos os jogos da segunda fase acontecem nesta quinta-feira a partir das 6h (horário de Brasília). As oitavas e quartas de final serão disputadas na sexta, e semis, final e disputa de terceiro lugar ocorrem no sábado.

Masculino

Se entre as mulheres já está definido o emparelhamento da segunda fase, na chave masculina ainda está sendo disputada a eliminatória por grupos, e nem todos os brasileiros estão em situação fácil.

Os vice-campeões olímpicos Alison e Emanuel classificaram-se por antecipação graças a uma vitória e uma desistência na chave B. O mesmo se pode dizer de Ricardo e Álvaro Filho, que conseguiram dois triunfos no grupo K.

Quem está em dificuldades são as duas duplas brasileiras do grupo E. Com uma vitória e uma derrota cada, Evandro/Vitor Felipe e Pedro Solberg/Bruno Schmidt entrarão em quadra na quinta-feira na busca por vaga na segunda fase. Dependendo dos resultados, uma parceria pode eliminar a outra. Passam de fase os dois primeiros colocados de cada chave (são 12 grupos) mais os oito melhores terceiros colocados.