PUBLICIDADE
Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


Posse de Bola #59: Palmeiras e Fla em guerra, um ano de Diniz e Corinthians

Do UOL, em São Paulo

25/09/2020 12h33

Clubes que protagonizaram uma disputa dentro e fora de campo nas últimas temporadas, Flamengo e Palmeiras voltaram a ter um embate com o número de casos de covid-19 no clube rubro-negro e o pedido de adiamento da partida entre ambos no domingo, que não foi aceito pelo clube paulista e nem pela Confederação Brasileira de Futebol, mas está em análise no STJD. Mesmo os jogadores palmeirenses se posicionaram afirmando em nota que querem jogar, mesmo sob o risco de infecção pelo novo coronavírus.

No podcast Posse de Bola #59, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi e Mauro Cezar Pereira analisam a situação, a disputa nos bastidores entre os dois clubes e outras questões como o fato de o Flamengo ter apressado a volta do futebol, além de outros casos no Campeonato Brasileiro, como o do Goiás, que teve o jogo com o São Paulo adiado ao saber de última hora de elevado número de jogadores infectados.

Para Arnaldo Ribeiro, o embate é mais um capítulo da disputa que acontece nos últimos anos entre os dois clubes que têm brigado por protagonismo por títulos, além de condição financeira e que os dirigentes não estão preocupados com outra coisa que não os próprios interesses de seus clubes, acima da questão de saúde.

"Por trás da realização dessa partida ou não tem muito essa história da disputa nos bastidores que precede essas gestões, precede Maurício Galiotte no Palmeiras e Landim no Flamengo, vem desde Bandeira contra Paulo Nobre, muito porque esses dois clubes vêm protagonizando as disputadas principais do futebol brasileiro nos últimos anos", diz Arnaldo.

"Na verdade, tanto no caso de um quanto no caso de outro, a preocupação, como em geral é no futebol brasileiro, é com o próprio umbigo. Não é com a saúde pública, com a questão dos jogadores ou com a questão do outro, de uma coalizão de clubes para uma eventual proposta conjunta, seja para voltar o futebol, seja para ter torcida no estádio, seja para ter transmissão de mandante, seja para ter inscrição de jogador, cada um pensa no seu. E Palmeiras e Flamengo vêm pensando no seu há muito tempo", completa.

Mauro Cezar afirma que a postura do Flamengo pela volta do futebol e a questão de colocar os jogadores em risco de se infectarem com a covid-19 são coisas distintas, já que quem acaba exposto são os jogadores de ambos os clubes, inclusive os que quererem jogar, no caso dos atletas do Palmeiras, e não os dirigentes.

"Acho que todos os questionamentos são válidos. No entanto, acho que uma coisa não está ligada a outra. Esse jogo, esse episódio, acho que ele não está ligado ao fato de que o Flamengo quis voltar antes. Até porque, quem eventualmente vai estar sendo colocado em em risco não tem nada a ver com isso, inclusive jogadores do próprio Palmeiras", diz Mauro Cezar.

"No fundo, se fosse o inverso, acho que seria a mesma coisa, não acho que os dirigentes do Flamengo ou os jogadores teriam conduta diferente, seria igualzinho, tudo igual. Ou qualquer outro time envolvido, duvido que fosse diferente, ficaria muito surpreso se alguém tivesse uma postura diferente", conclui.

O episódio Posse de Bola também analisa o trabalho de Fernando Diniz, que completa um ano no comando do São Paulo, a instabilidade do Corinthians sem a definição de um técnico, o Grêmio de Renato Portaluppi se mantendo superior nos clássicos com o Internacional, mesmo com o rival tendo melhores resultados no ano, e a eliminação do Fluminense para o Atlético-GO na Copa do Brasil.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.