Topo

Palmeiras

Palmeiras 'compra briga' e até elenco articulou manutenção de jogo com Fla

Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras, defende o jogo domingo - Cesar Greco
Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras, defende o jogo domingo Imagem: Cesar Greco

Pedro Lopes e Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

25/09/2020 04h00

Apesar dos pedidos públicos e nos bastidores do Flamengo para que a partida de domingo (27) seja adiada, o Palmeiras "comprou a briga" e está irredutível pela manutenção da data, inclusive com a participação de seus jogadores no impasse.

Por enquanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mantém a partida da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro para o fim de semana, mas o Rubro-negro ainda tenta reverter a decisão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Desde o início, a diretoria se manteve firme de que, apesar do surto de coronavírus no Fla, o duelo deveria ocorrer. Os jogadores, também, posicionaram-se para que o calendário não fosse alterado. Liderados por Felipe Melo, os atletas vinham tratando do assunto nos bastidores antes.

Diante do aumento dos casos de covid-19 no Rubro-negro, a CBF passou a discutir a possibilidade de adiar o confronto. No primeiro contato com atletas do Palmeiras, recebeu a informação de que eles se sentiam seguros com os protocolos usados e que gostariam de atuar no fim de semana.

Ao longo destas conversas, tanto a CBF quanto jogadores no elenco alviverde foram surpreendidos com a ameaça do Sindicato de Atletas do Estado de São Paulo de entrar na Justiça pedindo o adiamento da partida. A nota rebatendo esta posição, divulgada em nome do grupo, inclusive, nem passou pela diretoria alviverde e foi confeccionada por pessoas ligadas a jogadores do Verdão.

Felipe Melo, em meio a isso, buscou respaldo em outra associação: o Sindicato dos Atletas Profissionais de Futebol do Município de São Paulo (SIAFMSP), presidido por Washington Mascarenhas, ex-atacante do Verdão. Nesta conversa, houve o pedido para que fosse apoiada a decisão dos atletas de jogar no fim de semana, o que de fato ocorreu nas redes sociais do sindicato.

Enquanto o clube carioca foi à justiça desportiva diante da negativa da CBF, o Palmeiras durante todo o tempo manteve seu cronograma, sem considerar a hipótese de mudança. Fará hoje (25), inclusive, os testes para covid-19 em seus atletas e funcionários antes do confronto previsto para as 16h, no Allianz Parque.

Palmeiras