Topo

Filha de Torben Grael é eleita melhor velejadora do mundo em 2014

Do UOL, em São Paulo

04/11/2014 18h59

O Brasil tem as duas melhores velejadoras do planeta em 2014. Nesta terça-feira (4), Martine Grael e Kahena Kunze receberam da Federação Internacional de Vela o maior prêmio que atletas da modalidade podem receber.

É a quarta vez que um brasileiro recebe o “Isaf Rolex World Sailor of the Year”. Os dois primeiros foram conquistados por Robert Scheidt: em 2001, quando ele conquistou seu décimo título mundial na classe Laser, e em 2004, quando ele ganhou sua segunda medalha de ouro olímpica.

O outro vencedor é o pai de Martine, Torben Grael. Também bicampeão olímpico (foi o primeiro brasileiro a subir cinco vezes no pódio em Jogos Olímpicos), ele foi eleito o melhor do ano em 2009, quando venceu a regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race. Ele era o comandante do barco sueco Ericsson 4, que venceu a prova.

A eleição de Martine e Kahena chega depois do maior feito da história da vela feminina no Brasil. Em setembro, as duas foram campeãs mundiais da classe 49erFX. Além disso, fizeram uma temporada quase perfeita no circuito mundial: elas são líderes do ranking mundial, venceram quatro das sete regatas que disputaram no ano e, desde que a classe 49erFX foi confirmada nas Olimpíadas, disputaram 16 campeonatos, vencendo oito - e a pior colocação, até agora, foi um sexto lugar em 2013, na etapa de Mallorca da Copa do Mundo.

Entre os homens, os eleitos para o prêmio foram Matt Belcher e Will Ryan, campeões mundiais da classe 470 masculina. Foi o segundo mundial da dupla e o quinto seguido de Belcher, feito inédito na vela mundial.