Topo

Scheidt diz que seu objetivo no Brasileiro é garantir vaga no Pan

02/02/2003 11h44

Da Redação
Em São Paulo

O velejador Robert Scheidt, hexacampeão mundial da classe Laser, é a grande atração do Campeonato Brasileiro que começa nesta segunda-feira-feira e prossegue até sábado no Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis. Scheidt irá tentar a conquista de seu nono título na competição.

Bem preparado, Robert adverte, porém, que o seu objetivo é se classificar para os Jogos Pan-Americanos de São Domingos, na República Dominicana, em agosto.

"Acho que fiz uma ótima preparação para o Brasileiro, mas o mais importante não é o título. É começar bem a luta pela vaga na equipe brasileira que irá para o Pan-Americano. Quero tentar a minha terceira medalha de ouro no torneio, em agosto", afirmou. "Tenho sempre de estar de olho nos meus principais concorrentes brasileiros."

Scheidt aponta o catarinense Bruno Fontes, o gaúcho André Streppel e o baiano Mateus Tavares, líder do ranking brasileiro, como os seus principais adversários na corrida por uma vaga no Pan. "São três velejadores que têm crescido muito e eu não posso vacilar", lembra.

Além dos brasileiros, a competição catarinense contará com a participação de diversos atletas argentinos. Os destaques são Diego Romero, que venceu Robert no fim de 2002 na disputa do Campeonato do Hemisfério Sul, em São Sebastião, e Lucas Gonzalez, atual campeão sul-americano.

O campeão olímpico de Atlanta-96 espera que as boas condições climáticas dos últimos dias continuem na capital catarinense.

"O tempo está muito bom e os ventos têm sido de médios para fortes", comemora o velejador de 29 anos, que de 18 a 23 deste mês vai disputar a Semana Pré-Pan-Americana em Porto Alegre, outra seletiva para a competição de São Domingos.

O Campeonato Brasileiro tem dez regatas previstas (duas por dia) até sábado, sendo que quinta-feira é o dia reserva. Em novembro, Robert fez questão de disputar -e vencer- o Campeonato Sul-Brasileiro para conhecer melhor a raia do Iate Clube de Santa Catarina.