Topo

Australianos festejam classificação para oitavas da Copa e pedem feriado

Australiano pede feriado após classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar - Reprodução/Fifa
Australiano pede feriado após classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar Imagem: Reprodução/Fifa

01/12/2022 10h09

Os torcedores australianos estão em êxtase, e aproveitaram a improvável classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo —após vitória por 1 a 0 sobre a Dinamarca, ontem (30) — para fazer um pedido ao governo do país: que seja decretado um feriado nacional

Milhares de torcedores se reuniram na Fed Square de Melbourne no meio da noite para assistir à vitória da Austrália por 1 a 0 sobre a Dinamarca. Com a classificação épica, eles ficaram dançando sob a luz esfumaçada dos sinalizadores enquanto a equipe agora se prepara para um confronto de oitavas de final contra a Argentina.

A equipe do técnico Graham Arnold igualou a performance australiana de 2006, quando o país também chegou às oitavas de final na Alemanha, mas desta vez com uma equipe sem as qualificações dos jogadores de 16 anos atrás, que ficaram conhecidos como a "geração de ouro" da Austrália.

"Conte a seus filhos. Conte a seus entes queridos. Conte a seus amigos. Sussurre, grite, berre, coloque em uma camiseta e vista-a na cama. O trabalho duro leva você a lugares", escreveu o especialista em futebol australiano Adam Peacock no site do jornal Herald Sun.

Os sauditas aproveitaram um feriado nacional para comemorar a vitória contra a Argentina na semana passada, e os australianos querem o mesmo. Uma foto de um australiano segurando uma placa dizendo "Dê-nos um feriado público" foi amplamente compartilhada nas redes sociais.

"Preciso pedir novamente a [primeiro-ministro] Anthony Albanese para dar ao povo um dia de folga para comemorar?", disse Arnold.

O primeiro-ministro australiano parabenizou a equipe, mas deixou a questão do feriado sem resposta.

Os australianos ousam sonhar com uma primeira partida nas quartas de final da Copa do Mundo, mesmo com a força de Lionel Messi e da Argentina no caminho.

"Para ser justo, Austrália e Argentina ganharam a mesma quantidade de Copas do Mundo da Fifa desde 1987", brincou o jornalista local Ned Balme no Twitter. "Eles estão claramente com medo de nós", completou.

(Reportagem de Ian Ransom em Melbourne)

Qual a grande surpresa positiva da Copa do Mundo na 1ª fase?

Resultado parcial

Total de 1448 votos
6,98%
REUTERS/Marko Djurica
8,91%
Alberto PIZZOLI / AFP
1,31%
Francois Nel/Getty Images
1,86%
David S Bustamante/Soccrates/Getty Images
2,14%
Shaun Botterill - FIFA/FIFA via Getty Images
36,12%
Buda Mendes/Getty Images
6,22%
Ryan Pierse/Getty Images
4,70%
Rico Brouwer/Soccrates/Getty Images
31,77%
Dylan Martinez/Reuters