Topo

Técnico Ventura deixa seleção italiana após fracasso em classificação para Mundial

15/11/2017 18h14

FUT-TECNICO-ITALIA-SAI:Técnico Ventura deixa seleção italiana após fracasso em classificação para Mundial

ROMA (Reuters) - O técnico veterano Gian Piero Ventura não está mais no comando da seleção italiana, informou a Federação Italiana de Futebol (FIGC) nesta quarta-feira, dois dias após a equipe fracassar em se classificar para a Copa do Mundo de 2018.

Não ficou claro a partir de comunicado da FIGC se Ventura foi demitido ou pediu demissão, mas uma fonte da federação disse à Reuters que ele foi demitido.

    A Itália empatou em 0 x 0 em casa com a Suécia na segunda partida da repescagem europeia na segunda-feira, perdendo por 1 x 0 no agregado, e não irá participar de uma Copa do Mundo pela primeira vez desde 1958.

    Muitos jornais italianos também pediram a demissão do presidente da FIGC, Carlo Tavecchio, após o fiasco, mas, em comunicado nesta quarta-feira, a federação informou que ele havia se negado a deixar o cargo.

    Em vez disto, a federação informou que ele irá avançar com “diversas propostas” em um próximo encontro da FIGC, sem dar mais detalhes.

    Ventura substituiu Antonio Conte após a Euro 2016 e recebeu inicialmente um contrato de dois anos. Em agosto, seu contrato foi estendido até a Euro 2020 porque a FIGC disse que estava feliz com o progresso da equipe.

    Ao anunciar a nomeação de Ventura, Tavecchio havia descrito o técnico como um “mestre do futebol”.

    Ventura nunca venceu um título importante ou comandou equipes da primeira divisão, como o Milan, a Inter de Milão ou a Juventus. Ele passou grande parte da sua carreira nas divisões menores, mas teve uma longa e sólida carreira, com uma reputação por nutrir jovens talentos.

    Ele esteve no comando da seleção italiana por 17 jogos, somando 10 vitórias, quatro empates e três derrotas.