Seleção segue preparação para o Pré-Olímpico em Belém

A seleção brasileira de basquete feminino completou mais uma semana de trabalho rumo ao Pré-Olímpico de Belém, que acontecerá entre 8 e 11 de fevereiro. Somando com a preparação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-20223 e o período de trabalho em Rio Maior, Portugal, grande parte do grupo já soma mais de um mês de treinos visando uma vaga em Paris 2024.

Das 15 convocadas, 11 já estão trabalhando em Araraquara. As atletas que atuam no exterior (Damiris, Kamilla, Tainá e Ramona) se incorporam ao grupo em Belém, na continuação da preparação, dentro da janela internacional FIBA, assim como o técnico José Neto. Por enquanto, os trabalhos serão comandados pela comissão técnica e por João Camargo, técnico que foi ouro com o Brasil em Santiago-2023.

Os treinos são todos planilhados com toda a comissão técnica e as atletas têm contato direto com o técnico José Neto, inclusive com reuniões em vídeo para manter planejamentos, retirar dúvidas táticas e mais. O grupo também trabalhou com a psicóloga Manoella Facchi, com foco na preparação mental para o Pré-Olímpico.

"Jogar dentro de casa é muito bom, com apoio da torcida, e estamos trabalhando muito para chegarmos bem. Estamos ansiosas, mas muito preparadas, sabendo das dificuldades, mas também da nossa força para buscar essa vaga em Paris", disse a capitã Érika.

O grupo fica em Araraquara até o dia 2 de fevereiro, quando embarca para Belém do Pará para a reta final do trabalho. A estreia acontece no dia 8 de fevereiro, às 20h, contra a Austrália.

Pré-Olímpico

O Brasil é o anfitrião de um dos Pré-Olímpicos de basquete feminino, com sede em Belém, de 8 a 11 de fevereiro. A chave brasileira terá Austrália, Sérvia e Alemanha, com jogos nos dias 8, 10 e 11, sempre às 20h. De acordo com o formato de disputa, as equipes se enfrentam dentro do grupo e os três melhores se classificam para Paris 2024.

Os jogos acontecerão no Ginásio Guilherme Paraense, mais conhecido como Mangueirinho. O Brasil chega no Pré-Olímpico com moral após o título da AmeriCupW, em julho, no México, e dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. A conquista invicta da AmeriCup fez a seleção dar um salto no ranking mundial, voltando ao top-10 com a oitava colocação no geral.

Deixe seu comentário

Só para assinantes