Topo

Nova camisa do Corinthians homenageara Sócrates, diz site

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

27/11/2021 13h39

O ex-jogador Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira completa 10 anos de falecimento em 4 dezembro de 2021, devido a isso terá uma camisa em sua homenagem feita pelo Corinthians, como informou a Gazeta Esportiva.


A homenagem é uma parceria do clube com a Nike e deverá ter uma das imagens mais marcantes do jogador quando jogava pelo Corinthians, ele com os punhos cerrados para cima e o símbolo do Alvinegro, porém, ainda não existe data para lançamento, mas deve acontecer próximo ao dia 4 de dezembro.


Ainda segundo informações da Gazeta, o clube não deverá utilizar a camisa em jogos oficiais, portanto, será apenas para comercialização entre torcedores e afins. Os valores deverão girar em torno de R$199,99 a R$219,99.


Nascido em 19 de fevereiro de 1954, Sócrates faleceu em 2011, aos 57 anos, devido a uma hemorragia digestiva, um pouco antes do Corinthians se sagrar penta campeão brasileiro em jogo disputado contra o Palmeiras que terminou empatado sem gols. Por coincidência, em 1986, o jogador disse "Quero morrer em um domingo e com o Corinthians campeão".


Na ocasião, o jogador foi muito homenageado por jogadores e torcedores que cerraram os punhos para cima como fazia Sócrates e fizeram um minuto de silêncio antes da partida. Mais tarde, ele teve sua imagem eternizada com um busto de bronze no Parque São Jorge.


Conhecido como 'Magrão', por seu porte franzino e como 'Doutor', por ter se formado em medicina na USP, Sócrates fez fama por encantar com a bola nos pés e pelo seu jeito irreverente de ser fora dos gramados.


Fora dos campos foi essencial para história do Corinthians quando com Casagrande, Zenon e Wladimir idealizaram o movimento "Democracia Corinthiana". O movimento consistia na luta por direitos aos jogadores dentro do clube e é muito lembrado até hoje.


O meio-campo iniciou sua carreira no Botafogo-SP, em Ribeirão Preto. Com a camisa do Corinthians, ele disputou ao todo 297 partidas, marcando 172 gols. Nos anos que ficou no clube conquistou 3 títulos do Campeonato Paulista com a camisa Alvinegra (1979,1982 e 1983). Ele também jogou no Flamengo, Santos e Fiorentina-ITA.


O jogador também fez parte da histórica seleção brasileira de 1982 que foi eliminada pela Itália com 3 gols de Paolo Rossi e mais tarde se sagrou campeã. A seleção Canarinho contava com jogadores como Zico (Flamengo), Falcão (Roma-ITA), Toninho Cerezo (Atlético Mineiro), Roberto Dinamite (Vasco) etc. Sócrates também disputou a copa seguinte de 1986.