Topo

UFC Vegas 43: Ketlen Vieira vence ex-campeã e completa 'Brasil 100%' no card

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

20/11/2021 23h56

Las Vegas vivenciou uma pequena ‘festa brasileira’ neste sábado (20). No UFC Vegas 43, os quatro representantes do Brasil que subiram ao octógono do APEX saíram com a mão levantada pelo árbitro ao final de suas lutas.

E a brasileira que estrelou a luta principal da noite foi quem fechou com ‘chave de ouro’ a passagem do país pelo cage. Ketlen Vieira fez luta amarrada e nervosa contra a ex-campeã dos galos Miesha Tate e conseguiu a vitória na decisão dos juízes.

Como foi a luta

Foi um começo de boa trocação entre as duas lutadoras e Ketlen indo mais ao ataque, mas logo com Tate equilibrando. Num avanço da americana, ela colocou a amazonense contra a grade e ambas partiram para os golpes, com tentativa de queda da brasileira e a ex-campeã do UFC conseguindo a defesa.

Os golpes de Ketlen Vieira seguiram pegando em Tate, apesar da pouca movimentação ofensiva desta. ‘Cupcake’ foi para o chute alto, que pegou a brasileira e tomou direto da ‘Fenômeno’ em resposta. O duelo se tornou um pouco mais morno, apesar da iniciativa ofensiva de ambas e isto chegou ao terceiro round, com a americana agora aproveitando aberturas para golpear e se manter viva no combate.

A estratégia da brasileira era de golpes que não tinham sequências mais fortes. A falta de pressão de Ketlen deixava espaço para a rival ir para cima e, em dois momentos no final do assalto, colocá-la junto à grade e até desferir joelhadas. O quarto round se tornou mais aberto e até uma tentativa de queda malsucedida por parte de Tate acabou virando momento em que a ex-campeã dos galos do Ultimate conseguia lhe desferir alguns golpes junto à grade.

O equilíbrio reinou ao final do quarto round e no quinto e decisivo, muita trocação de ambas as partes. Tate teve mais iniciativa ofensiva que a brasileira, que não conseguia achar maior volume ofensivo. Ao final da luta, os juízes laterais deram a vitória à brasileira.

LEIA TAMBÉM

+ Vicente Luque deixa aberta a possibilidade de enfrentar Leon Edwards em dezembro

Festa brasileira no UFC

Os outros três representantes do Brasil no UFC Vegas 43 também comemoraram vitórias, Taila Santos confiou no jiu-jítsu para dominar Joanne Wood e conseguir finalizar a escocesa ainda no primeiro round para chegar à quarta vitória seguida na organização neste sábado.

Quem também usou o solo para se firmar foi o veterano Rani Yahya. O especialista em finalizações não conseguiu a via rápida para derrotar Kyung Ho Kang, mas suas habilidades no chão lhe garantiram a sua 28ª vitória em 40 lutas como profissional ao vencer na decisão dos juízes.

Abrindo o evento, Luana Pinheiro fez uma luta dominante sobre Sam Hughes. A brasileira teve o controle total do combate para vencê-lo, seu segundo triunfo em duas lutas pela entidade.

Resultados UFC Vegas 43 – Tate x Vieira

Card Principal

Ketlen Vieira venceu Miesha Tate por decisão unânime dos juízes

Sean Brady venceu Michael Chiesa por decisão unânime dos juízes

Taila Santos venceu Joanne Wood por finalização (4:49 do R1)

Rani Yahya venceu Kyung Ho Kang por decisão unânime dos juízes

Adrian Yanez venceu Davey Grant por decisão dividida dos juízes

Card preliminar

Pat Sabatini venceu Tucker Lutz por decisão unânime dos juízes

Rafa García venceu Natan Levy por decisão unânime dos juízes

Lupita Godínez venceu Looma Lookboonmee por decisão unânime dos juízes

Cory Durden venceu Aori Qileng por decisão unânime dos juízes

Shayilan Nuerdanbieke venceu Sean Soriano por decisão unânime dos juízes

Luana Pinheiro venceu Sam Hughes por decisão unânime dos juízes