Topo

China faz alerta aos EUA por boicote aos Jogos de Inverno: 'Pagarão preço'

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Zhao Lijian em Pequim - Reuters
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Zhao Lijian em Pequim Imagem: Reuters

07/12/2021 14h01

Pequim, 7 dez (EFE).- A China fez um alerta nesta terça-feira (7) sobre a decisão dos Estados Unidos de promover um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno, marcados para fevereiro de 2022, em Pequim, devido aos abusos aos direitos humanos no país asiático.

"Os Estados Unidos pagarão um preço pelo gesto equivocado", afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, que ainda anunciou que será apresentado um protesto formal contra Washington.

Ontem (6), a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, foi a responsável por informar que o governo americano não enviará nenhuma representação diplomática ou oficial aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Pequim 2022.

A decisão é atribuída "ao genocídio e aos crimes contra a humanidade que persistem em Xinjiang, assim como outras violações dos direitos humanos" na China. "Os atletas da equipe dos EUA têm o nosso total apoio, e nós vamos apoiá-los de casa, mas não vamos contribuir para a fanfarra dos Jogos", disse a porta-voz de Biden.

De acordo com Psaki, o boicote diplomático, que já tinha sido antecipado por vários jornais americanos, visa "enviar um sinal claro" de que a situação dos direitos humanos na China, onde há "abusos graves", não pode ser tratada como "algo normal".

O governo do país asiático, em diversas ocasiões, negou a existência desses abusos e reiterou que se trata de uma campanha de difamação.

"Os Estados Unidos estão tentando tumultuar os Jogos, com base em seu viés ideológico, mentiras e rumores. Mas, o boicote só fará com que as pessoas no mundo vejam ainda mais claramente suas sinistras intenções e abalará ainda mais sua credibilidade e sua moralidade", afirmou Zhao.

O jornal oficial do país asiático, "Global Times", por sua vez, publicou no Twitter uma mensagem afirmando que a China "respira aliviada" após o anúncio do boicote diplomático de Washington. "Quanto menos funcionários americanos vierem, menos vírus eles trarão", indicou a publicação, em referência à pandemia da covid-19.

Até o momento, o único país que se somou à iniciativa americana de boicote foi a Nova Zelândia, que também não enviará representantes diplomáticos aos eventos.