Topo

Disputa do surfe nos Jogos Olímpicos de Paris pode ser no Taiti

12/12/2019 12h09

Paris, 12 dez (EFE).- O Comitê Organizador Local dos Jogos Olímpicos de 2024, que serão sediados em Paris, na França, indicaram o Taiti como palco das competições de surfe, o que ainda precisará ser aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

A medida será avaliada no dia 8 de janeiro, na próxima reunião da Comissão Executiva do COI.

De acordo com a organização, o local ideal para a disputa do surfe nos Jogos de Paris seria a praia de Teahupoo, localidade na costa sudoeste do Taiti, que fica na Polinésia Francesa.

Além da sede escolhida, também estavam sendo avaliadas quatro outras candidatas, todas no território da França, Biarritz, Lacanau, Hossegor-Capbreton-Seignosse e La Torche.

Teahupoo sedia etapa do Circuito Mundial de surf e é considerado um símbolo da modalidade. Na época prevista para a realização dos Jogos, inclusive, é a de melhores ondas na região.

Além disso, a realização da competição no Taiti representaria uma menor emissão de carbono, já que seriam 1.500 espectadores, contra até 15 mil em Biarritz.

O surfe terá 48 atletas, sendo 24 no masculino e 24 no feminino, com as competições acontecendo nas primeiras semanas dos Jogos.

Além disso, o Comitê Local definiu a Praça da Concórdia, localizada em um dos extremos da avenida Champs-Élysées, como palco de cinco esportes urbanos: skate, BMX freestyle, breakdance, basquete 3x3 e escalada. EFE