PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Taxistas protestam contra patrocínio da Uber à seleção da Argentina

21/11/2018 15h37

Buenos Aires, 21 nov (EFE).- A Associação Civil de Taxistas Unidos está protestando em frente à sede da Associação do Futebol Argentino (AFA) em Buenos Aires, capital do país, contra a decisão da entidade de assinar um acordo de patrocínio com a Uber.

"O contrato está assinado. Os pedidos formais são desnecessários. Eles vão reverter (a decisão) pela força das ações sindicais. Não vamos parar. Protestaremos na AFA, na casa de Claudio Tapia (presidente da entidade) e a cada vez que a seleção entre em um ônibus", disse o líder da Associação Civil de Taxistas Unidos, Marcelo Boeri, em entrevista à emissora "TN".

Em comunicado, a organização que reúne os profissionais alertaram sobre a "gravidade" do contrato entre a AFA e a Uber, alegando que não é possível permitir mais atropelos contra a categoria.

A Legislatura de Buenos Aires aprovou em novembro uma lei que aumenta as penas para pessoas que transportem passageiros de maneira ilegal, uma medida que busca conter o avanço da Uber na cidade.

O projeto, que modifica vários artigos do Código de Trânsito e Transporte da Cidade, impõe uma multa de quase 200 mil pesos (quase R$ 20,9 mil) para esse tipo de atividade sem autorização.

Por outro lado, a província de Mendoza se tornou a primeira do país a declarar o funcionamento da Uber legal. A região recebeu ontem um amistoso entre Argentina e México, ocasião aproveitada pela AFA para assinar o contrato de patrocínio com a empresa.

"A AFA criou uma nova categoria de patrocínio e anunciou a companhia Uber como nova parceira digital", anunciou a entidade que comanda o futebol do país em comunicado divulgado ontem.

O contrato foi assinado pelo presidente da AFA, Claudio Tapia, e pelo responsável pelo Desenvolvimento de Negócios para a Argentina do Uber, Felipe Fernández Aramburu.

"O acordo busca potencializar os canais digitais da AFA, desenvolvendo ações nas redes sociais, no aplicativo oficial e nos diferentes canais digitais da entidade. A aliança entre AFA e Uber é um acordo global de patrocínio digital, destinado a desenvolver ações em redes sociais em nível mundial para as plataformas em diferentes idimoas da AFA e da seleção argentina", explicou a federação argentina em nota.

Esporte