Topo

Stoichkov e geração de ouro do futebol búlgaro se despedem de Trifon Ivanov

17/02/2016 15h27

Sófia, 17 fev (EFE).- Hristo Stoichkov, Krasimir Balakov, Yordan Letchkov e outros integrantes da chamada "geração de ouro" do futebol búlgaro participaram nesta quarta-feira do velório do ex-companheiro de seleção Trifon Ivanov, morto no último sábado por infarto aos 50 anos de idade.

Centenas de pessoas participaram de uma cerimônia solene no Palácio da Cultura e Esporte de Veliko Tarnovo, cidade onde começou a carreira do ex-jogador.

Durante o ato, a família do chamado 'Lobo Búlgaro' recebeu das autoridades a Coroa do Vencedor, distinção máxima na esfera do esporte do país e que foi concedida a Ivanov como título póstumo.

O ex-zagueiro integrou a seleção búlgara em sua melhor participação em uma Copa do Mundo, em 1994, quando a equipe obteve o quarto lugar. Ao todo, foram 76 partidas defendendo o país, com seis gols.

Ivanov é considerado um dos melhores jogadores da história da Bulgária. O ex-defensor iniciou a carreira no FC Etar, de Veliko Tarnovo, e se transferiu para o CSKA Sófia, pelo qual foi tricampeão nacional. Depois, defendeu o Betis, o Rapid Viena, pelo qual venceu o Campeonato Austríaco em 1996, e o Austria Viena.

Ivanov será enterrado hoje em Veliko Tarnovo em cerimônia privada, com participação apenas de familiares e amigos mais próximos.