Seleção feminina de handebol cai no grupo da França, campeã olímpica e mundial, em Paris 2024

A seleção brasileira feminina de handebol está no Grupo B da Olimpíada de Paris 2024 ao lado de Hungria, Países Baixos, Espanha, França e Angola. No outro grupo estão Noruega, Alemanha, Eslovênia, Suécia, Dinamarca e Coreia do Sul. O sorteio aconteceu nesta terça-feira na capital francesa.

As 12 seleções foram divididas em seis potes de 1 a 6 de acordo com posição no ranking internacional, totalizando duas equipes em cada um. Os grupos foram formados por um representante de cada pote, e a França, como país-sede, teve o direito de escolher em qual gostaria de entrar.

Atual campeã olímpica, a França venceu o Mundial de 2023 ao derrotar a Noruega na final. Na disputa pelo terceiro lugar, a Dinamarca superou a Suécia. Portanto, das quatro semifinalistas do Mundial, apenas a França está no grupo do Brasil.

As quatro melhores seleções de cada chave avançam às quartas de final e as duas últimas são eliminadas. As equipes se enfrentam entre si em turno único dentro do grupo, com vitória valendo dois pontos. Em caso de empate na classificação, o confronto direto, o saldo de gols e maior número de gols marcados entre as equipes envolvidas são os critérios de desempate nessa ordem.

A partir das quartas de final, os confrontos serão eliminatórios. O líder do Grupo A enfrenta o quarto colocado do Grupo B e assim sucessivamente. Os vencedores avançam às semifinais e, posteriormente, às definições de medalhas com a final e disputa do terceiro lugar.

A seleção brasileira chegou às quartas de final nos Jogos de Londres 2012 e do Rio 2016. Na Olimpíada de Tóquio 2020, a equipe foi eliminada ainda na primeira fase. O torneio feminino do handebol em Paris 2024 acontece de 25 de julho e 10 de agosto. O Brasil não conseguiu vaga para disputar a chave masculina em Paris.