Topo

Khabib Nurmagomedov revela planos de descer de divisão: "Sou pequeno"

Diego Ribas, em Las Vegas (EUA)

Ag. Fight

29/12/2017 14h06

Lutador profissional desde 2008, Khabib Nurmagomedov nunca sentiu o gosto da derrota. Até o dia de hoje, o 'The Eagle venceu todos os 24 combates que disputou e é, atualmente, um dos atletas mais temidos da divisão peso-leve (70 kg) do Ultimate. Contudo, ao que parece, o russo está cogitando uma mudança em sua carreira que poderia mexer com mais de uma divisão na organização.

Durante uma conversa com jornalistas em media day realizado na última quinta-feira (28), Nurmagomedov revelou que está pensando em baixar para os pesos-penas (66 kg) e contou as suas motivações para a mudança. De acordo com o russo, após uma análise com sua equipe, ficou constatado que o seu peso se adequaria melhor na divisão abaixo.

"Sim, eu penso sobre isso. Nós pensamos sobre isso no mês passado quando analisamos que os lutadores dos pesos-penas têm o mesmo peso que eu. Eu acho que lutar em duas categoria é algo muito legal. Todos pensam que eu posso lutar nos meio-médios mas eu acho que sou pequeno nessa categoria. Se você olhar o Cowboy, ele parece pequeno nos meio-médios, mas não nos pesos-leves. O Rafael do Anjos, quando enfrentou o Neil Magny e o Robbie Lawler ele parecia pequeno. Ele venceu esses caras, mas parecia pequeno. Por isso que acho que sou pequeno nos meio-médios. Nos treinos eu enfrento pesos-médios, meio-médios e pesos-leves. Mas, quando você vai para uma luta contra um meio-médio top 5, você precisa estar pesando cerca de 85 kg", declarou, antes de apontar o período necessário para poder se transferir para a nova categoria e que essa mudança não seria imediata.

"Acho que em nove semanas eu consigo bater o peso nos pesos-penas. Mas meus planos é enfrentar o Edson e depois o Tony ", afirmou.

Após ser retirado do duelo contra Tony Ferguson no UFC 209 em março passado depois de passar mal e precisar ser hospitalizado, Nurmagomedov deixou claro que tem consciência que precisa se manter em ritmo para evitar uma nova situação como aquela.

"Eu falei com isso com o Dana White. O Dana disse que é um grande fã mas me disse que preciso estar saudável. Treinei essa semana inteira nesse local e eu concordo com ele e com os fãs, eu preciso me manter ativo e lutando. Eu quero muito isso, mais que todos", analisou.

No próximo sábado (30), Nurmagomedov subirá no octógono do UFC 219 para enfrentar Edson Barboza. Na luta principal do evento, Cris 'Cyborg' defenderá o cinturão peso-pena pela primeira vez diante de Holly Holm.