Topo

Com dois gols contra, United cede empate ao Sevilla (2-2) na ida das quartas da Liga Europa

13/04/2023 18h51

O Manchester United cedeu o empate no fim e de forma dramática contra o Sevilla (2-2) nesta quinta-feira, em jogo de ida das quartas de final da Liga Europa, deixando em aberto o confronto para a partida de volta, na capital andaluza, na próxima semana. 

A equipe inglesa saiu na frente com gols no primeiro tempo do meia austríaco Marcel Sabitzer (14' e 21'), mas na reta final gols contra de Tyrell Malacia (84') e de Harry Maguire nos acréscimos (90+2') permitiram ao Sevilla sair vivo de Old Trafford.

O United também terá que se virar sem Bruno Fernandes para a segunda partida, em 20 de abril, já que ele recebeu um cartão amarelo que o levará a cumprir uma suspensão. 

"No segundo tempo, não desistimos do jogo e partimos para cima. Depois, com um a menos por causa da lesão do Lisandro, eles jogaram contra o tempo e tivemos chances de vencer o jogo", disse o técnico do Sevilla, José Luis Mendilibar, ao Movistar+.

- Sabitzer brilha -

A equipe da casa jogou sem seu artilheiro Marcus Rashford (28 gols), devido a uma lesão, mas mostrou poder de fogo antes do intervalo, com Sabitzer marcando dois gols.

O meio-campista austríaco havia marcado apenas uma vez pelo United em 12 partidas anteriores, mas em duas ocasiões nesta quinta-feira conseguiu vencer a defesa do Sevilla com avanços perigosos e finalizações precisas.

O retorno de Anthony Martial é também um reforço oportuno para Erik ten Hag, já que Rashford ficará afastado por algumas semanas.

O francês tem sido pouco aproveitado desde que Ten Hag assumiu o comando mas o holandês disse na véspera do jogo que sua equipe joga seu melhor futebol com Martial na frente.

Os donos da casa, que eliminaram Barcelona e Betis nas duas fases anteriores do torneio continental, deram um susto logo no primeiro minuto de jogo, quando uma rápida transição terminou com Jadon Sancho mandando para o fundo da rede. Mas o gol foi anulado por impedimento.

Aos 14 minutos, Bruno Fernandes tocou para Sabitzer, que girou entre os zagueiros sevilhanos para mandar no canto direito de Bono (14'): 1 a 0 United. 

O Sevilla mal havia se recuperado do golpe quando um erro de Nianzou, que dominou mal a bola, foi aproveitado por Martial. O francês lançou para Sabitzer tocar na saída de Bono, marcando o segundo (21').

Diante da eficiência do time da casa, o Sevilla não conseguiu levar perigo ao gol defendido por David de Gea ao longo do primeiro tempo.

- Pesadelo para os 'Red Devils' -

Após o intervalo, a entrada do ponta Jesús Navas no lugar do meia Óliver Torres impulsionou a equipe de José Luis Mendilibar, que começou a chegar com mais perigo pela direita.

Em uma das jogadas perigosas, Navas chegou à linha de fundo e seu passe foi desviado por Malacia para o próprio gol (84'). 

O gol empurrou o Sevilla para cima diante de um United que via a vantagem se esvair e foi obrigado a se segurar com dez jogadores nos minutos finais após uma lesão de Lisandro, que se machucou sozinho.

O argentino não conseguia apoiar o pé direito, tendo de ser retirado de maca (86') quando a sua equipe já havia esgotado todas as substituições. 

A pressão do Sevilla acabou surtindo efeito e o segundo gol veio como um pesadelo para o Manchester United. Uma cabeçada de En-Nesyri foi desviada por Maguire para a própria baliza (90+2') levando a torcida em Old Trafford ao desespero.

"A equipe insistiu. A segunda etapa foi muito completa", considerou Navas após o jogo.

Já para o técnico do United, Erik Ten Hag, o sentimento foi de frustração. "Não foi a nossa noite", lamentou, observando que "nos últimos dez minutos parecia que tudo estava indo contra nós".

O empate com gosto de derrota para os ingleses - e vitória para os espanhóis - deixa o confronto em aberto para o jogo de volta que será decidido no estádio Sánchez Pizjuán, em Sevilha.

Estes foram os resultados dos jogos de ida das quartas de final da Liga Europa e da Conference League, disputados nesta quinta-feira:

- Liga Europa:

Feyenoord (HOL) - Roma (ITA) 1 - 0

Manchester United (ING) - Sevilla (ESP) 2 - 2

Juventus (ITA) - Sporting (POR) 1 - 0

Bayer Leverkusen (ALE) - Union Saint-Gilloise (BEL) 1 - 1

- Conference League:

Gent (BEL) - West Ham (ING) 1 - 1

Lech Poznan (POL) - Fiorentina (ITA) 1 - 4

Anderlecht (BEL) - AZ Alkmaar (HOL) 2 - 0

Basel (SUI) - Nice (FRA) 2 - 2

gr/dr/aam

© Agence France-Presse