Topo

Neymar ironiza 'belo' gramado do Engenhão

18/06/2021 22h12

Rio de Janeiro, 19 Jun 2021 (AFP) - O craque Neymar se juntou nesta sexta-feira ao coro de jogadores e treinadores que questionam o estado dos campos onde está sendo disputada a Copa América-2021, no Brasil.

"Comemorando o gol de ontem no 'belo' gramado do Engenhão", como também é conhecido o estádio Nilton Santos no Rio de Janeiro, escreveu o astro da Seleção em um de seus 'stories' no Instagram.

No post, em que aparece comemorando o gol que marcou na vitória do Brasil por 4 a 0 sobre o Peru, na quinta-feira, ele pede "por favor, arruma o campo" e adiciona vários emoticons de risadas. Neymar foi o último de vários jogadores e técnicos a questionarem o campo do estádio do Botafogo.

"Todos nós queremos jogar a Copa América e, de repente, nos encontramos em um campo que após 10 minutos do primeiro tempo não era mais possível jogar futebol", disse o técnico da Argentina, Lionel Scaloni, após o empate em 1 a 1 contra o Chile na segunda-feira.

O astro Lionel Messi tampouco aprovou: "a verdade é que o campo não ajudou muito".

E na véspera o goleiro peruano, Pedro Gallese, apontava na mesma direção em um campo alagado, quebradiço e com pequenos buracos que dificultam o trânsito da bola.

"O gramado estava em péssimas condições, não dava nem para bater tiro de meta, era um pasto em que tudo afundava", disse após a derrota para o Brasil.

Scaloni questionou também o "infeliz" estado da Arena Pantanal, em Cuiabá, onde a Albiceleste vai jogar contra a Bolívia no dia 28 de junho, no encerramento da fase de grupos.

O técnico do Chile, o uruguaio Martín Lasarte, se mostrou preocupado e tirou várias fotos na grama da Arena Pantanal, na visita anterior ao jogo desta sexta-feira, em que a 'Roja' venceu a Bolívia por 1 a 0.

Os dois estádios receberão cinco jogos da primeira fase. Até agora cada um recebeu dois: Argentina-Chile e Brasil-Peru no Nilton Santos e Colômbia-Equador e Chile-Bolívia na Arena Pantanal.

Na Copa América-2019, também disputada no Brasil, foram recorrentes as críticas ao estado dos gramados.

raa/ma/aam