Topo

Dolgopolov lesiona ombro e Nadal avança sem jogar às semis do Rio Open

19/02/2016 22h42

Rio de Janeiro, 20 Fev 2016 (AFP) - Mesmo com a chuva impedindo a realização da partida nesta sexta-feira, o espanhol Rafal Nadal, primeiro cabeça de chave e grande favorito ao título do Rio Open, avançou às semifinais da competição, devido à desistência de seu adversário nas quartas, o ucraniano Alexandr Dolgopolov.

Com a rodada paralisada por mais de duas horas e meia em função da forte chuva, Nadal, que faria o último jogo do dia, tinha tudo para entrar em quadra na madrugada de sexta-feira para sábado. O 'Rei do Saibro', porém, acabou beneficiado pela desistência de Dolgopolov, que sofreu uma lesão no ombro na quinta-feira, em partida de duplas ao lado do espanhol Daniel Muñoz, e não teria condições de entrar em quadra contra o espanhol, segundo a organização.

O jogo prometia ser complicado para Nadal, que atravessa fase complicada neste início de temporada, com uma precoce eliminação na estreia do Aberto da Austrália e uma inesperada derrota nas semifinais do ATP de Buenos Aires. Dolgopolov, algoz do brasileiro Thomaz Bellucci na estreia no Rio Open, havia vencido os últimos dois confrontos contra 'Rafa', no ano passado em Queens e Indian Wells.

Nas semifinais, um descansado Nadal enfrentará o uruguaio Pablo Cuevas, que levou a melhor sobre o argentino Federico Delbonis. A partida entre os dois tenistas sul-americanos foi interrompida pela chuva quando o uruguaio vencia por 1 set a 0 (6-4). Na volta à quadra, Cuevas fechou a segunda parcial e o jogo no tie-break, 7-6 (6/4).

"Não acho que Nadal terá vantagem por não ter jogado hoje, porque meu jogo não foi longo, mas enfrentá-lo é sempre uma das partidas mais difíceis para mim no saibro", analisou Cuevas após a vitória.

Antes da chuva suspender as partidas, o argentino Guido Pella superou o espanhol Daniel Gimeno-Traver, 5-7, 6-1, 7-5, e aguarda nas semifinais o vencedor do confronto entre o também espanhol David Ferrer, segundo cabeça de chave e atual campeão, e o austríaco Dominic Thiem (N.5).

Paula Gonçalves eliminadaNa chave feminina, a brasileira Paula Gonçalves, que se tornou a queridinha do público carioca ao sair do Qualfying e chegar às quartas de final como última representante do país ainda viva no torneio, acabou eliminada pela americana Shelby Rodgers.

Paula começou a partida nervosa e viu a americana quebrar seu saque duas vezes, fechando o primeiro set em 6-3. No segundo, a paulista reencontrou seu jogo e fazia jogo equilibrada com Rodgers quando a chuva obrigou as duas tenistas a voltar para o vestiário.

Quase três horas depois, a partida foi reiniciada e Paula não perdeu a concentração, quebrando o saque de Rodgers e vencendo o segundo set em 7-5, numa dupla-falta da americana.

Tudo indicava que, com o apoio da torcida, Paula teria a vantagem psicológica no terceiro set, mas a tenista de 25 anos começou errando muito e não conseguiu mais se recuperar, perdendo a parcial em 6-3 e dando adeus ao Rio Open.

- Resultados desta sexta-feira no Rio Open:

. Simples Masculino (Quartas de final):

Rafael Nadal (ESP/N.1) x Alexandr Dolgopolov (UCR) abandono

Pablo Cuevas (URU) x Federico Delbonis (ARG) 6-4, 7-6 (7/4)

Guido Pella (ARG) x Daniel Gimeno-Traver (ESP) 5-7, 6-1, 7-5

. Simples Feminino (Quartas de final):

Petra Martic (CRO) x Lara Arruabarrena (ESP) 6-4, 5-7, 7-5

Francesca Schiavone (ITA) x Cindy Burger (HOL) 3-6, 7-6, 6-3

Shelby Rodgers (EUA) x Paula Gonçalves (BRA) 6-3, 7-5, 6-3

am