Missão cumprida: Martine e Kahena vencem ouro e vão a Paris em busca do tri

Martine Grael e Kahena Kunze são campeãs da classe 49er FX nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Com 22 pontos somados, a dupla brasileira coroou a vaga em Paris-2024 já garantida ontem com a segunda medalha de ouro em Pans. Em oito meses, elas buscarão o tricampeonato olímpico.

As bicampeãs olímpicas largaram bem, e foram perseguidas por Alexandra Ten e Mariah Millen, do Canadá. Experientes, Martine e Kahena deixaram as adversárias para trás e administraram a liderança com vantagem.

A gente não estava contando em conquistar a vaga aqui (no Pan), a gente queria ter conquistado no Mundial, mas tivemos um Mundial muito ruim. (...) Quando os dias foram passando, fomos ganhando vantagem contra as argentinas, conseguimos focar em ganhar medalha Kahena Kunze

Cada etapa faz parte da preparação (para Paris), inclusive aqui. É bem importante passar por um campeonato grande e ter um pouco de pressão, adversárias que façam um jogo mais duro. Temos um monte de campeonato pela frente, vamos correndo para conseguir competir no Europeu, que é daqui dois dias mais ou menos Martine Grael

Além de Martine e Kahena, outros brasileiros disputaram finais na vela hoje. O país garantiu uma medalha de ouro e um bronze na Fórmula Kite.

Fórmula Kite

Bruno Lobo em regata de vela categoria Fórmula Kite no Pan 2023
Bruno Lobo em regata de vela categoria Fórmula Kite no Pan 2023 Imagem: MATIAS CAPIZZANO/ SANTIAGO 2023 via PHOTOSPORT

O Brasil faturou ouro com Bruno Lobo na Fórmula Kite. O atleta de 30 anos conquistou o bicampeonato pan-americano na categoria.

Lobo chegou à medal race com larga vantagem na primeira colocação. O brasileiro venceu todas as regatas exceto uma, que não disputou.

Continua após a publicidade

Bruno já está garantido em Paris-2024. A Fórmula Kite estreará no programa olímpico, e o brasileiro sonha com a conquista de medalha.

Consegui imprimir meu ritmo em todas as regatas, não cometi muitos erros. Isso é fruto de muito treino, dedicação Bruno Lobo

Na categoria feminina, Maria do Socorro Reis conquistou o bronze. A brasileira terminou a regata na terceira posição, alcançando uma vaga no pódio em sua última oportunidade.

Não consegui no início dar o meu melhor, meu 100%. Foquei, me concentrei, conversei um pouco com Deus e pedi calma e tranquilidade. Fui evoluindo ao longo da competição. (...) Hoje foi um dia lindo, foi por muito pouco, mas estou muito feliz com o resultado Maria do Socorro Reis

49er masculina

Na Medal Race 49er masculina, Marco Grael e Gabriel Simões largaram bem e ficaram atrás de Estados Unidos e Uruguai, mas tiveram o Canadá na cola. Na reta final, a dupla brasileira acabou ultrapassada por todos e terminou a regata em último.

Continua após a publicidade

Com isso, o Brasil acabou em quinto lugar no geral, com 51 pontos perdidos.

A medalha de ouro ficou com Barrows e Henken, dos Estados Unidos, que chegaram a 26 pontos perdidos hoje com o fim da competição na categoria 49er. Os uruguaios Hernan Umpierre e Fernando Diz terminaram em segundo lugar, garantindo a prata e os canadenses William Jones e Justin Barnes fecharam o pódio.

IQFoil

Na medal race do windsurfe IQFoil, Mateus Isaac venceu uma corrida cheia de emoção e conquistou mais uma medalha de ouro para o Brasil na vela. O brasileiro terminou a competição com apenas seis pontos perdidos.

A medalha de prata ficou com Lyons, dos EUA, que terminou a competição com oito pontos perdidos, e o bronze foi para o argentino Quiroga, que perdeu 12 pontos durante a competição.

Mateus Isaac disputará os Jogos Olímpicos de Paris-2024, mas a vaga não veio pelo Pan. O atleta brasileiro já havia carimbado o passaporte para as Olimpíadas pelo desempenho no Mundial da categoria.

Continua após a publicidade

Foi muito emocionante, muito difícil mesmo, a regata foi muito pegada do começo ao fim. Tinha muita coisa em jogo. Eu sabia que os dois estavam brigando pela vaga e eu também queria ganhar. Foi muito legal. Feliz por ter conseguido ganhar, mostra que o trabalho foi recompensado e vamos embora para a próxima. A gente não teve um ano muito bom até agora. Alguns resultados bons, mas não o que a gente esperava, pelo tanto de treino, de dedicação. Muito feliz de conseguir ganhar o Pan. A meta era ganhar. Deu certo. A gente vai se preparar o máximo e vamos com força para Paris. Vamos ver o que vai dar. Mateus Isaac

PROGRAMA DESTINO: PARIS

Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.

CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP

Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.

Siga o UOL Esporte no

Deixe seu comentário

Só para assinantes