Topo

Repórter demitido no meio de matéria cobriu Copa e é flamenguista fanático

O jornalista Eduardo Tchao, com camisa do Flamengo, ao lado de Marcelo, lateral do Fluminense. - Reprodução/Twitter
O jornalista Eduardo Tchao, com camisa do Flamengo, ao lado de Marcelo, lateral do Fluminense. Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

25/05/2023 16h52

Eduardo Tchao, repórter que trabalhou por 37 anos no Grupo Globo, tem história no jornalismo esportivo.

O que aconteceu

Tchao revelou que foi demitido da Globo no meio de uma reportagem. O jornalista relatou no podcast "Cara a Tapa" que, enquanto fazia uma entrevista, foi chamado para a conversa que anunciou seu desligamento da empresa, em abril deste ano.

O jornalista tem forte ligação com o futebol, dentro e fora do trabalho. Conheça mais sobre a trajetória de Tchao junto ao esporte.

Início de carreira

Tchao trabalhou com futebol antes mesmo de chegar ao Grupo Globo. Seu primeiro trabalho foi em 1984, na Rádio Nacional, onde acompanhava o dia a dia do Bangu.

A Globo contratou o jornalista em 1986. Tchao iniciou sua trajetória na empresa dentro da editoria de esportes.

O repórter participou da cobertura da Copa do Mundo de 1994, vencida pela seleção brasileira. Tchao também trabalhou em eventos como a Copa América de 1989 e Mundiais de Clubes. A editora Alice-Maria Tavares Reininger decidiu então transferi-lo para a editoria geral.

Fanatismo pelo Flamengo

Tchao é presença frequente no Maracanã. O jornalista costuma postar nas redes sociais registros com a camisa rubro-negra e opiniões sobre o time.

Entre os momentos icônicos do Flamengo que acompanhou, está a final da Libertadores de 2019. Ele também celebrou a conquista continental de 2022, vendo a taça de perto.