Topo

Local de morte de brasileiro, Nazaré já teve quedas tensas de surfistas

Cicatriz na cabeça de Pedro Scooby após cair de onda em Nazaré - Reprodução/Instagram
Cicatriz na cabeça de Pedro Scooby após cair de onda em Nazaré Imagem: Reprodução/Instagram

Lika Almeida

Colaboração para o UOL

05/01/2023 18h06

A morte do surfista brasileiro Marcio Freire, aos 47 anos, hoje, em um acidente nas ondas gigantes de Nazaré, em Portugal, pela primeira vez, trouxe à tona os acidentes que outros atletas brasileiros já sofreram nas mesmas águas.

O mais conhecido é Pedro Scooby, que sofreu três acidentes na praia portuguesa.

  • O primeiro em 2017 quando, após cair do topo de uma onda, foi atingido pela prancha, causando um ferimento na cabeça, onde levou 20 pontos.
  • Naquele mesmo ano, veio o segundo susto, quando a moto aquática em que estava com o também brasileiro Lucas Chumbo virou e ambos passaram aproximadamente três minutos na água.
  • Em 2019, Scooby sofreu o terceiro acidente. Ele foi engolido por uma onda e ficou cerca de um minuto submerso.

Quem também passou por um sufoco foi a surfista brasileira Maya Gabeira, que em 2013 fraturou o tornozelo após cair de uma onda na mesma praia. Ela chegou a ficar inconsciente e foi reanimada ainda na areia.

O surfista e especialista em resgate nas ondas de Nazaré, Ramon Laureano, entrou em ação após o português Laureano Villas Boas sofrer um acidente no começo de 2019. Durante o trabalho, a moto aquática em que estavam foi engolida por uma onda. Felizmente o brasileiro evitou que o equipamento fosse em direção às pedras.