Topo

Fórmula 1

Pai de Jules Bianchi ataca F1 por trator na pista: 'sem respeito pela vida'

Pierre Gasly, da AlphaTauri, durante o GP do Japão de F1 - Reprodução/Twitter
Pierre Gasly, da AlphaTauri, durante o GP do Japão de F1 Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

09/10/2022 03h54Atualizada em 09/10/2022 04h07

O pai de Jules Bianchi, piloto morto em decorrência de um acidente no Grande Prêmio do Japão de 2014, fez duras críticas à direção de prova da Fórmula 1 pela presença de um trator na pista após a bandeira vermelha ser acionada na etapa deste ano. No Instagram, Philippe Bianchi disse que não há respeito pela vida do piloto nem pela memória de seu filho.

Há oito anos, Jules sofreu um acidente no Circuito de Suzuka em condições semelhantes às de hoje (9). Sob forte chuva, o ex-piloto francês bateu em alta velocidade em um trator que retirava um carro da pista. Ele ficou internado durante nove meses.

Nesta madrugada, o GP do Japão foi interrompido na terceira volta após uma série de incidentes devido à forte chuva. Além disso, após a bandeira vermelha ser acionada, Pierre Gasly quase se chocou com um trator que entrou na pista para retirar um carro parado.

O francês ficou indignado com o ocorrido e esbravejou ao retornar à garagem.

"O que é esse trator na pista?", disse Gasly, no rádio da equipe. "Passei ao lado dele [trator]. Isso é inaceitável. Lembre-se do que aconteceu. Não posso acreditar nisso", acrescentou.

Outros pilotos se pronunciam

O inglês Lando Norris também recordou o ocorrido em 2014 e fez críticas. "Mas que m****. Como isso aconteceu? Nós perdemos uma vida nessa situação anos atrás. Nós arriscamos nossas vidas, especialmente em condições como essa. Nós queremos correr, mas isso é inaceitável", disparou o piloto da McLaren.

O mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, também se manifestou publicamente. "Como podemos deixar claro que não queremos nunca ver um guindaste na pista? Perdemos Jules por causa desse erro. O que aconteceu hoje é totalmente inaceitável. Espero que esta seja a última vez que eu vejo um guindaste na pista", afirmou.

A direção de prova chegou a marcar o reinício da corrida, mas voltou atrás e suspendeu a decisão minutos antes dos pilotos retornarem à pista. O GP do Japão está paralisado há quase duas horas.

Veja o momento em que Gasly passa perto de um trator na pista

Fórmula 1