Topo

Fórmula 1

Rubinho diz ter vomitado de raiva após entregar vitória a Schumacher na F1

Rubens Barrichello deixou Michael Schumacher ultrapassá-lo em 2002 - Ferrari
Rubens Barrichello deixou Michael Schumacher ultrapassá-lo em 2002 Imagem: Ferrari

Do UOL, em São Paulo

04/10/2022 20h21

O GP da Áustria em 2002 está marcado na história da Fórmula 1. Naquela corrida, Rubens Barrichello recebeu ordens da Ferrari para deixar o alemão Michael Schumacher o ultrapassar. Rubinho resistiu ao pedido em um primeiro momento, mas acabou acatando a ordem a poucos metros da linha de chegada.

Em entrevista ao "Flow Podcast", o brasileiro relembrou o episódio e disse que passou mal de nervoso. Depois daquela polêmica, segundo Rubinho, a comunicação entre equipes e pilotos tornou-se aberta ao público na F1.

"Eu saí do carro e vomitei, de raiva. Porque não era possível. Hoje muita gente já sabe. Mas o que aconteceu? Aquilo foi em 2002. Em 2001, aconteceu a mesma coisa, na mesma pista, só que pela segunda posição. Porque tinha uma McLaren na frente, eu em segundo e Michael em terceiro. Eles pediram, eu troquei, pelo campeonato. Mas eu chamei e falei: 'E aí, e se eu tivesse ganhando?'. Me disseram que não pediriam, que aí não pediriam", contou Rubinho.

"Foram oito voltas de discussão. Eu poderia me queimar. Eu falei: eu vou fazer, mas vou fazer na frente [de todo mundo]. Eu acho que na vida a gente tem que relevar um monte de coisa. (...) No momento em que eu vi que não iam mudar, [me tratar] do jeito que eu merecia, eu saí da equipe. Saí um ano antes do final do meu contrato", continuou.

Otávio Mesquita se emociona no programa

Co-host do episódio do Flow em que o convidado foi Rubens Barrichello, Otávio Mesquita se emocionou durante o programa. Ele elogiou Rubinho e disse que se tornou amigo do piloto ex-Fórmula 1.

"Meu sonho era ser piloto de Fórmula 1. Era o sonho da minha vida, eu falei para o meu pai. Quando meu pai falou para eu ter planos 'b' na vida, eu comecei a carreira [de apresentador e jornalista] e entrevistei o Rubinho. Eu me emociono porque ele foi um dos primeiros caras que eu entrevistei. Sempre foi simples, amigo. É um cara [Rubinho] que eu gosto pra caramba. É o primeiro piloto de Fórmula 1 que eu fiquei amigo. Eu tenho muito respeito por você, você sempre me atendeu muito bem e eu não vou esquecer de você", disse Mesquita, homenageando Rubinho.

Fórmula 1