Topo

Fórmula 1

'Fiz uma m... enorme', diz Hamilton após erro: as frases do GP de Singapura

Lewis Hamilton falhou, bateu e ficou apenas em nono no GP de Cingapura - MOHD RASFAN / AFP
Lewis Hamilton falhou, bateu e ficou apenas em nono no GP de Cingapura Imagem: MOHD RASFAN / AFP

Do UOL, em São Paulo

03/10/2022 04h00Atualizada em 03/10/2022 10h56

Com uma vitória tranquila de Sergio Pérez praticamente de ponta a ponta ontem, as raras emoções do GP de Singapura ficaram por conta de quem brigava no meio do pelotão. O britânico Lewis Hamilton, que largou em terceiro e caiu pra quarto, cometeu um erro de pilotagem que fez seu carro se chocar ao muro e perder a asa dianteira.

Pelo rádio, o heptacampeão da Mercedes pediu desculpas a seus engenheiros. "Desculpa, pessoal. Eu fiz uma m... enorme", disse ele, em tradução livre (em inglês: "I f... up big time"). A Mercedes consolou o piloto e respondeu que eles ainda estavam na disputa. Na ocasião, Hamilton tentava ultrapassar o espanhol Carlo Sainz para assumir a terceira posição, mas a batida o levou aos boxes para troca do bico do carro. Ele terminaria a prova em nono.

"Eu entendi que já era ali, mas essas coisas acontecem. Não vou me punir por causa de um erro", disse o piloto após a corrida.

Pérez, Charles Leclerc e Sainz fizeram o pódio. O líder do campeonato, Max Verstappen, ficou apenas em sétimo. Veja outras frases do GP de Cingapura.

Eu avisei vocês sobre esses pneus. No futuro, vocês devem me ouvir. Sem aderência.
Lewis Hamilton

O GP de Singapura começou depois de uma forte chuva sobre o circuito de rua. A estratégia das equipes dependeu das condições de umidade da pista, que variaram ao longo da prova. Os pilotos começaram com pneus intermediários e colocaram os "slicks" conforme a pista foi secando. Mas o britânico não ficou feliz com a primeira escolha de pneus da Mercedes e protestou no rádio. De acordo com a TV "Sky Sports", ele queria começar com pneu para pista molhada, mas foi convencido a entrar com intermediários ao ser avisado que todos os pilotos do grid começariam assim.

Essa é a maneira mexicana.
Sergio Pérez

Quando ouviu os fogos de artifício que anunciaram sua quarta vitória na Fórmula 1, Sergio Pérez ouviu de seu engenheiro da Red Bull um comentário efusivo: "Essa foi a sua melhor corrida". Pérez comemorou muito a vitória conquistada após ultrapassagem sobre Charles Leclerc na largada. O mexicano segue na terceira posição do campeonato, mas encurtou a diferença para o ferrarista, vice-líder.

Schumacher está se defendendo como se essa fosse a corrida da vida dele. Bizarro.
George Russell

George Russell, da Mercedes, acabou na última posição do grid, com duas voltas de atraso em relação ao vencedor. A corrida desastrosa, depois que ele largou dos boxes por causa de uma troca de motor, foi consequência de uma estratégia ousada, pela qual ele foi o único piloto com pneus de pista seca quando ela ainda estava parcialmente molhada. Em uma briga com Mick Schumacher, da Haas, Russell se surpreendeu com a resiliência do rival em defender a posição. Os dois acabariam se chocando, com maior prejuízo para o companheiro de Hamilton.

Não estou aqui para isso. Foi incrivelmente bagunçado.
Max Verstappen

O holandês Max Verstappen chegou a Singapura com a expectativa de vencer e ser campeão antecipado, mas terminou a corrida ultrapassando Sebastian Vettel para garantir apenas a sétima posição. O resultado desastroso começou a ser construído no sábado, quando a Red Bull cometeu um erro de cálculo e o impediu de fazer a última volta do treino classificatório. Depois, o próprio piloto cometeu um erro na largada e perdeu quatro posições nos primeiros metros.

Verstappen - Clive Mason/Getty Images - Clive Mason/Getty Images
Max Verstappen no primeiro dia de treinos em Cingapura
Imagem: Clive Mason/Getty Images

"Perdi a embreagem e acionei o anti-stall", afirmou ele, em referência ao sistema que impede que o motor desligue. "Preciso analisar o que aconteceu, mas claro que nessa situação você perde um monte de posição." O holandês usou o termo "bagunçado" para descrever o fim de semana, com mais decepções do que sucessos. "Ficar em sétimo é melhor que oitavo, mas não estou aqui pra isso, não com um carro como esse. O que fizemos no treino, foi incrivelmente bagunçado."

Fórmula 1