Topo

Medina volta a surfar após lesão, mas se despede do Mundial fora d'água

Gabriel Medina segue em recuperação de lesão e não compete mais na atual temporada do Circuito Mundial de Surfe - Buda Mendes/Getty Images
Gabriel Medina segue em recuperação de lesão e não compete mais na atual temporada do Circuito Mundial de Surfe Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/08/2022 04h00

Gabriel Medina voltou a surfar justamente no dia em que a WSL (Liga Mundial de Surfe) anunciou a ausência do brasileiro na etapa do Taiti do Circuito Mundial de Surfe, a última antes da grande final. O tricampeão mundial segue em recuperação de lesão sofrida no joelho esquerdo no fim de junho durante a etapa de Saquarema, no Rio de Janeiro, e não compete mais na elite do surfe nesta temporada.

Medina sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo ao tentar um aéreo na segunda rodada em Saquarema. Por causa disso, perdeu a etapa de J-Bay, na África do Sul, em julho. Agora, também será desfalque em Teahupo'o, no Taiti, onde coleciona bons resultados.

Depois da lesão em Saquarema, Medina deu adeus ao sonho de conquistar o tetra ainda em 2022. Ele abriu mão da primeira metade da temporada para cuidar da saúde física e mental e retornou para as cinco etapas finais. O brasileiro precisava ir muito bem nelas para ter chance de ingressar no top 5 do ranking - apenas os cinco primeiros disputam o título mundial em setembro em Trestles, nos Estados Unidos.

Foram duas semifinais nas duas primeiras etapas (Indonésia e El Salvador) após o retorno, mas depois veio a eliminação precoce ainda na segunda rodada em Saquarema e a lesão, o que acabou com as chances de chegar ao top 5 e disputar o título mundial neste ano. Como somou poucos pontos nos primeiros eventos da temporada, Medina agora ocupa a 24ª e última colocação do ranking.

Nesta semana, o surfista postou imagens do primeiro surfe desde a lesão e comemorou: "Muito feliz, passo a passo". Ele fez algumas manobras sem arriscar muito em um mar com ondas pequenas e até tentou um aéreo, mas não completou a manobra para não forçar o joelho lesionado na aterrissagem.

A etapa do Taiti começa na próxima quinta-feira (11), com o brasileiro Filipe Toledo como líder do ranking e já classificado para a final em Trestles. O outro brasileiro no top 5 é Italo Ferreira. O campeão olímpico ocupa a quarta colocação e ainda não está garantido em Trestles.