Topo

Fórmula 1

Chefão da Mercedes diz que 'tudo está mais fácil para Verstappen' neste ano

Toto Wolff ao lado de Lewis Hamilton  - Dan Istitene/Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Toto Wolff ao lado de Lewis Hamilton Imagem: Dan Istitene/Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/05/2022 16h34

Toto Wolff, chefe da Mercedes, disse acreditar que, neste ano, tudo está mais fácil para Max Vertappen', agora que ele tem um carro melhor do que o de 2021, com o qual foi campeão mundial.

"No ano passado, Max dirigiu um carro pior e conquistou o título. Agora ele tem o carro mais rápido, tudo é mais fácil para ele, o pêndulo está balançando a seu favor", disse Wolff em entrevista à agência australiana oe24.

Na Mercedes, no entanto - após um longo período de domínio no esporte - as coisas estão menos otimistas, com Wolff e seus pilotos - Lewis Hamilton e George Russell - lutando para se familiarizar com o carro.

"[As coisas na Mercedes estão] confusas. Ainda não entendemos nosso carro. Tivemos um dia muito bom nos treinos de sexta-feira em Miami [no último GP entre 6 e 8 de maio] e estávamos entre os mais rápidos. No sábado tudo ficou diferente de repente. Mudanças mínimas na configuração têm um grande impacto".

Apesar de admitir as dificuldades da Mercedes no momento, Wolff ainda não jogou a toalha. "Barcelona [onde acontece o GP da Espanha deste fim de semana] será interessante para nós porque testamos lá com um carro rápido em fevereiro. Queremos continuar lá agora. Isso pode ser um minimarco na direção certa."

"Nós não anulamos [a chance] o título, de jeito nenhum. Estamos apenas na quinta corrida. [...] Em termos de pontos, não estamos muito atrás", declarou Wolff.

Na atual temporada, a Mercedes ocupa a terceira posição na classificação dos construtores, com 95 pontos, atrás de Ferrari, com 157, e Red Bull, com 151 pontos.

Entre os pilotos, o líder é Charles Leclerc (Ferrari), com 104 pontos, seguido pelos dois pilotos da Red Bull, Max Verstappen (85 pontos) e Sérgio Perez (66 pontos). O heptacampeão Lewis Hamilton, que foi vice em 2021, está em sexto, com 36 pontos, 23 atrás do seu companheiro de equipe, George Russel, que ocupa a quarta colocação, com 59 pontos. O quinto colocado é Carlos Sainz, também da Ferrari, com 53 pontos.

Fórmula 1