Topo

Fórmula 1

FIA estipula prazo para Hamilton remover piercing no nariz, diz jornal

Piloto britânico se mantém irredutível e contesta pedido da entidade que regula a Fórmula 1 - Dan Istitene/Getty
Piloto britânico se mantém irredutível e contesta pedido da entidade que regula a Fórmula 1 Imagem: Dan Istitene/Getty

Do UOL, em São Paulo

11/05/2022 18h30

A polêmica envolvendo Lewis Hamilton (Mercedes) e a FIA, entidade que regulamenta a Fórmula 1, continua. Após o GP de Miami realizado neste fim de semana, a organização deu um prazo para que o britânico retire suas joias para participar de corridas.

De acordo com o The Guardian, o britânico terá até o GP de Mônaco, previsto para o último fim de semana de maio, para remover o piercing que tem no nariz.

Trata-se de uma "isenção médica" informada pela FIA, que optou por ignorar possíveis sanções já na corrida Espanha, que acontece no dia 22 deste mês.

Hamilton, por outro lado, se mostrou irredutível em recuar na briga com a federação. Depois da corrida de Miami, ele foi questionado por jornalistas sobre a possibilidade de tirar o piercing e respondeu, de maneira enfática, com um "não". Ele ainda relembrou que alianças de casamento são permitidas pela Fórmula 1.

Ele já havia justificado sua atitude em entrevistas anteriores: "É um retrocesso se você pensar nos passos que estamos dando como esporte e nas questões e causas mais importantes em que precisamos nos concentrar. Acho que fizemos grandes avanços como esporte e isso é uma coisa muito, muito pequena".

O que diz a Mercedes?

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, entrou na discussão de maneira indireta. Ele pediu para o britânico resolver os problemas diretamente com Mohammed Ben Sulayem, atual presidente da FIA.

"Acho que é necessário um diálogo entre Lewis e Mohammed. Está claro que as regras estão aqui para proteger os pilotos", iniciou o diretor ao jornal Express.

"Por outro lado, precisamos manter a possibilidade da diversidade e as nossas maneiras de nos expressarmos, e sabemos que isso é importante para Lewis", finalizou Toto.

Fórmula 1