Topo

"Vou me ver toda vez que entrar no mar", diz Italo Ferreira após estátua

Italo Ferreira conquistou a medalha de ouro no surfe em Tóquio-2020 - Jonne Roriz/Jonne Roriz/COB
Italo Ferreira conquistou a medalha de ouro no surfe em Tóquio-2020 Imagem: Jonne Roriz/Jonne Roriz/COB

Yara Guerra

Colaboração para o UOL, em Baía Formosa (RN)

15/01/2022 04h00

O mar de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, terá mais um pouco de Italo Ferreira. O surfista potiguar foi homenageado com uma estátua em sua cidade natal em reverência à medalha de ouro olímpica conquistada na disputa em Tóquio, no Japão.

"Agora tem algo um pouco mais especial: na hora que eu passar [na praia], vou ter que dar bom dia para a estátua todo dia. Eu vou me ver toda vez que eu entrar no mar", disse Italo Ferreira.

A inauguração aconteceu na noite desta sexta-feira (14), na Praia do Pontal, com a presença do atleta, da governadora do estado, Fátima Bezerra (PT), e do artista que assina a obra, Guaraci Gabriel, além de um grande grupo de fãs e convidados.

"Me sinto muito grato pela homenagem e feliz de ver a nossa cidade em evidência e o reconhecimento que o surf merece. Isso mostra como somos capazes quando acreditamos e vamos lá e fazemos, além de poder mostrar toda a força que o Nordeste tem. Estou muito feliz com esse momento e só tenho a agradecer por tudo", completou o campeão olímpico em entrevista ao UOL Esporte.

Ídolo da cidade, o surfista comoveu o público presente na inauguração ao dizer que, embora pudesse morar em outros lugares, prefere estar onde nasceu e se criou.

"Eu poderia estar na Bahia, onde tem altas ondas, mas o que vale é estar aqui na praia, me divertindo, andar na laje, jogar bola, acordar cedo, mesmo que não tenha onda, e aproveitar o lugar onde eu cresci. Quando eu viajo, digo que o meu limite é de dois meses - depois disso eu tenho que voltar para casa porque preciso recarregar as energias", disse em seu discurso.

Italo finalizou a sua fala no evento com a declamação do poema "A Corrida da Vida", do poeta nordestino Bráulio Bessa.

Italo Ferreira - Jaime Leme - Jaime Leme
Italo Ferreira recebe homenagem em sua cidade natal
Imagem: Jaime Leme

Começo difícil

Quando criança, Italo acompanhava o seu pai, Luiz Ferreira, na venda de peixes em Pipa (RN) todo dia pela manhã. Como não tinha prancha, usava a tampa do isopor para pegar as ondas - daí se iniciou uma paixão insaciável pelo surf. Entrou na World Tour em 2015 e, quatro anos depois, sagrou-se campeão no maior circuito do surf mundial, vencendo contra o bicampeão Gabriel Medina na final da última etapa.

Ele se tornou, assim, o terceiro brasileiro a conquistar o título e o primeiro surfista a obter, numa mesma temporada, os títulos da World Surf League e International Surfing Association na categoria masculina. Em 2021, na estreia do surf nas Olimpíadas, bateu o japonês Kanoa Igarashi na final e foi o primeiro medalhista olímpico de ouro na categoria.

"O mais bonito é que você adquiriu a fama e hoje, para nosso orgulho, é campeão mundial de surf, mas não esqueceu da sua Baía Formosa", completou a governadora Fátima Bezerra.

Baía Formosa, o paraíso

O que Fátima Bezerra falou tem fundamento: para além da residência fixa na cidade, Italo tem um carinho seguro por BF e sua população. Quem anda pelas ruas do pequeno município à tarde tem muitas chances de encontrar o atleta voltando das suas sessões de surf - muitos inclusive aproveitam a oportunidade para ter o carro rebocado pela sua Ford Ranger, episódio recorrente nos stories do surfista.

"Eu com certeza gostaria de ver Baía Formosa mais desenvolvida no futuro e também de ser mais cuidada por todos. Aqui é nosso lugar, é onde muitas famílias se formam e se sustentam. Tenho muito amor por BF e quero que ela seja sempre esse paraíso", disse o atleta, que, no ano passado, lançou um Instituto em seu nome na cidade.

Com o Instituto Italo Ferreira, ele busca ajudar as crianças locais a partir de três pilares: formação, sustentabilidade e esporte, facilitando a fuga de um ambiente vulnerável através do surf.

Mas esse é apenas um dos sonhos: "Quero continuar fazendo o que eu amo, que é surfar; ganhar outro mundial; outra medalha olímpica; continuar a ajudar as pessoas próximas a mim; contribuir para um mar mais saudável e limpo e continuar a proteger esse lugar que me faz tão bem".

Festival BF Music Long Festival

A inauguração da estátua foi apenas um dos eventos do fim de semana em Baía Formosa, que contará com shows de Fauzi Beydoun e Dj Kali - namorada de Italo -, entre outras atrações. Haverá também uma disputa de surf nas categorias longboard e pranchinha e um ritual indígena em homenagem às águas.

Quanto ao atleta, os seus planos a curto e médio prazo incluem a rotina constante de treinos e a preparação para a WSL Championship Tour 2022, que iniciará no fim deste mês com a etapa em Pipeline, no North Shore de Oahu (Havaí). O surfista busca agora o bicampeonato mundial e é um dos favoritos ao título.